As notícias ruins devem ser contadas

As notícias ruins devem ser contadas Se as pessoas pudessem escolher certamente optariam por falar somente coisas boas. No entanto, muitas vezes é necessário ser o portador das más notícias.

De acordo com os autores do livro Por que as Pessoas de Negócios Falam como Idiotas, da editora BestSeller, transmitir más notícias é difícil, porém vantajoso. Afinal, falar de coisas boas é fácil, mas tratar de pontos delicados não é para qualquer um. ?Dar uma notícia ruim exige coragem e valor moral?, afirmam. Conforme os autores explicam no livro, há duas técnicas que devem ser utilizadas quando se resolve que a informação negativa precisa ser comunicada. Confira quais são:

1. Tome alguma providência

A regra tradicional é jamais apresentar um problema sem uma solução. Entretanto, há uma regra ainda melhor: nunca o exponha sem realmente fazer algo que represente um passo positivo para solucioná-lo. Ainda que não passe de agendar uma visita a um cliente desconsolado, por exemplo. Existe uma diferença entre a má notícia com sinais de esperança e aquela vinda das profundezas do desespero.

2. O poder do pronome

Use cautelosamente os pronomes ?eu? e ?nós? e evite o uso de ?eles?. Se a responsabilidade for sua ou se estiver, ainda que vagamente, ligado ao problema, torne ele seu. É aí que o ?eu? se mostra útil, pois se você começa atribuir culpa, a notícia passa de ruim à pavorosa.

Por onde começar?

Quando você for transmitir uma notícia, boa ou má, lembre-se de falar o que é necessário e não tentar acrescentar informações apenas para deixar suas apresentações maiores. Clique na seção Motiva Plus e leia o texto Apresentações curtas e assertivas.


Para saber mais:

Livro: Por que as Pessoas de Negócios Falam como Idiotas
Autores: Brian Fugere, Chelsea Hardaway e Jon Warshawsky
Editora: BestSeller

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima