As notÃcias ruins devem ser contadas Se as pessoas pudessem escolher certamente optariam por falar somente coisas boas. No entanto, muitas vezes é necessário ser o portador das más notÃcias.
De acordo com os autores do livro Por que as Pessoas de Negócios Falam como Idiotas, da editora BestSeller, transmitir más notÃcias é difÃcil, porém vantajoso. Afinal, falar de coisas boas é fácil, mas tratar de pontos delicados não é para qualquer um. ?Dar uma notÃcia ruim exige coragem e valor moral?, afirmam. Conforme os autores explicam no livro, há duas técnicas que devem ser utilizadas quando se resolve que a informação negativa precisa ser comunicada. Confira quais são:
1. Tome alguma providência
A regra tradicional é jamais apresentar um problema sem uma solução. Entretanto, há uma regra ainda melhor: nunca o exponha sem realmente fazer algo que represente um passo positivo para solucioná-lo. Ainda que não passe de agendar uma visita a um cliente desconsolado, por exemplo. Existe uma diferença entre a má notÃcia com sinais de esperança e aquela vinda das profundezas do desespero.
2. O poder do pronome
Use cautelosamente os pronomes ?eu? e ?nós? e evite o uso de ?eles?. Se a responsabilidade for sua ou se estiver, ainda que vagamente, ligado ao problema, torne ele seu. É aà que o ?eu? se mostra útil, pois se você começa atribuir culpa, a notÃcia passa de ruim à pavorosa.
Por onde começar?
Quando você for transmitir uma notÃcia, boa ou má, lembre-se de falar o que é necessário e não tentar acrescentar informações apenas para deixar suas apresentações maiores. Clique na seção Motiva Plus e leia o texto Apresentações curtas e assertivas.
Para saber mais:
Livro: Por que as Pessoas de Negócios Falam como Idiotas
Autores: Brian Fugere, Chelsea Hardaway e Jon Warshawsky
Editora: BestSeller