As tendĂȘncias do merchandising para 2007

A maturidade estå em saber o que queremos e o que esperamos de toda ação de merchandising e quanto ela é importante estrategicamente para o mix de comunicação. Entramos em 2007 otimistas, principalmente no que se refere ao trabalho nos pontos-de-venda. Jå atingimos a maturidade na comunicação neles. Conhecemos melhor o espaço, a estrutura e o relacionamento com os envolvidos, e o mais importante, o incremento em vendas.

A maturidade estå em saber o que queremos e o que esperamos de toda ação de merchandising e quanto ela é importante estrategicamente para o mix de comunicação. Com essa postura, podemos ter foco em alguns pontos cruciais para o desenvolvimento dessa ferramenta dentro do nosso mercado.

Primeiramente, Ă© preciso facilitar o processo. Isso sĂł Ă© possĂ­vel com o diĂĄlogo entre as partes envolvidas, ou seja, as agĂȘncias, os fornecedores de materiais de PDV, o varejo e a indĂșstria, com claro consenso na determinação de referĂȘncias de procedimento.

Em um espaço em que a decisĂŁo de um produto ocorre com extrema velocidade e ainda se trata de um momento decisivo, muitas vezes sem volta, o tempo Ă© um fator precioso. E, para todos os envolvidos, o tempo sempre falta para todas as tarefas e açÔes, especialmente para indĂșstria que tem a sua equipe de marketing, trade mkt, e promoção/ merchandising enxuta, a proporção de açÔes e campanhas necessĂĄrias versus tempo para planejar e executar devidamente Ă© sempre deficitĂĄria.

E quando prorroga uma decisĂŁo por necessidade de mais informação ou pesquisa, Ă© justamente o tempo que o varejo cansou dos seus materiais da campanha anterior de comunicação no PDV. O consumidor e o varejo, em conseqĂŒĂȘncia, estĂŁo em constante transformação e pede velocidade nos lançamentos e nas novas campanhas.

Quando toda a cadeia estĂĄ alinhada ao processo, ganha-se tempo. Regras claras para concorrĂȘncia, desenvolvimentos, protĂłtipos, a entrega e instalação. A negociação da instalação dos displays e o perĂ­odo da sua permanĂȘncia nas lojas devem estar acordados e cumpridos para que a indĂșstria faça o seu investimento com coerĂȘncia.

Dentro do formato de trabalho da nova gestĂŁo do POPAI Brasil 2007/2008, estamos criando espaço para ComitĂȘs de IndĂșstria, ComitĂȘ de Varejo, ComitĂȘ de AgĂȘncia e ComitĂȘ de Fornecedor de Materiais de PDV, para troca de informaçÔes e experiĂȘncias, mas principalmente definir procedimentos de comum acordo para que possibilite dinamismos nas decisĂ”es para que a cadeia ganhe velocidade que o mercado pede.

A missão do POPAI Brasil nessa nova gestão continua sendo, também, estudar e gerar pesquisas sobre o comportamento do consumidor nos PDVs, acompanhar a aplicação da tecnologia nos materiais, e de mensurar o retorno sobre o investimento.

Manter o vĂ­nculo estreito com as universidades, estimulando os estudantes atravĂ©s de prĂȘmio acadĂȘmico e cursos de treinamento para diversos nĂ­veis de profissionais sobre o merchandising, alĂ©m dos tradicionais eventos da entidade voltados para setor, sĂŁo iniciativas que devem ser mantidas.

A nossa meta Ă© dobrar a verba destinada Ă  comunicação em ponto-de-venda e dobrar a participação de associados ao POPAI Brasil. É um grande desafio, mas o resultado justificarĂĄ.

ConteĂșdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima