As vantagens de uma boa comunicação interna

A boa comunicação não deve ser feita apenas entre você e seu cliente, mas também na empresa em que trabalha, pois muitas vezes os vendedores são os maiores clientes No conceito atual de gestão com orientação para o mercado, é preciso proporcionar a máxima satisfação aos clientes ? o que deve ser buscado através da identificação de suas necessidades e desejos e do adequado uso dessas informações nos processos e sistemas internos da instituição, tendo como objetivo corresponder ou exceder tais expectativas.

Assim, faz-se necessário que todos os colaboradores estejam engajados e de acordo com a proposta da empresa, para que se possa assegurar a sinergia e a qualidade nos serviços.

Para criarmos esse nível elevado de satisfação no ambiente de trabalho, precisamos construir um eficiente canal de comunicação, motivação e treinamento dos funcionários, além de promover um acompanhamento nos procedimentos que acontecem antes, durante e depois do contato com o cliente.

A comunicação interna busca exatamente promover canais comunicativos claros e abertos em todos os níveis e segmentos da organização, visando favorecer uma correta compreensão de seus ambientes e objetivos.

Esses canais são imensamente úteis para se obter um maior comprometimento de nossos colaboradores com a realização dos objetivos propostos e com a busca contínua de melhorias ? atitude imprescindível, visto que, com o tempo os consumidores tendem a se adaptar ou se acostumar aos níveis de desempenho dos produtos e serviços, passando a esperar mais deles.

Sabendo que o custo para conquistar um novo cliente é bem maior que para manter um atual satisfeito, é expressamente proibido deixá-los se sentirem abandonados ou até desprezados, sob pena de perder eles para a concorrência, que estará sempre pronta para tomar o seu lugar.

Por isso, tornar os colaboradores comprometidos com a realização de resultados positivos e conscientes dos objetivos organizacionais e das necessidades de seus clientes é um fator essencial para o empreendimento que almeja o sucesso.

Assim, todos (empresa, chefes, colaboradores, fornecedores, etc.) devem estar preparados para, em conjunto, colocar-se ao lado dos clientes para a resolução de seus problemas, que é o que todo empreendimento deve ter como foco.

Para alcançar o sucesso, a estratégia vencedora do endomarketing deve abordar aspectos psicológicos, comportamentais e motivacionais dos colaboradores. Geralmente, os elementos essenciais para isso são:

» Estrutura organizacional e readministração.
» Trabalho em equipe e profissionais como agentes de mudança.
» Gestão da qualidade total (TQM) e busca contínua de melhorias (Kaizen).

Também podemos dizer que o endomarketing é o processo que busca satisfazer os clientes internos ? colaboradores e fornecedores ? como meio ou caminho para corresponder os clientes externos e os objetivos da instituição.

Além disso, é uma ferramenta muito útil para o desenvolvimento de uma comunicação interna saudável na empresa, auxiliando na promoção e disseminação das políticas formadoras da cultura organizacional e na qualidade de vida no trabalho.

Mais que comunicar e promover a equalização da cultura e dos objetivos institucionais em todos os níveis, a comunicação interna também torna consciente a importância do papel e do comprometimento de cada colaborador para o sucesso coletivo. Além disso, estreita a faixa de discernimento exigida para cada indivíduo, possibilitando à organização e a seus colaboradores formar um posicionamento que lhes permita atuar com maior consistência para a realização dos objetivos.

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