As vĂ¡rias formas da criatividade

IdĂ©ias criativas nĂ£o sĂ£o somente as pioneiras invenções dos sĂ©culos. A vida subsiste com novas idĂ©ias que sĂ£o diariamente imaginadas e produzidas. Apoiado na teoria do Prof. Dr. Heinz Hoffmann (da Universidade de Sarasota, na FlĂ³rida), o escritor Christoph Ewert (autor de O princĂ­pio da maratona ? editora Eko) dividiu o processo criativo em cinco grupos, para mostrar que criatividade pode ser demonstrada de vĂ¡rias formas, e que nĂ£o se reduz somente Ă  invenĂ§Ă£o da roda. IdĂ©ias criativas nĂ£o sĂ£o somente as pioneiras invenções dos sĂ©culos. A vida subsiste com novas idĂ©ias que sĂ£o diariamente imaginadas e produzidas. Apoiado na teoria do Prof. Dr. Heinz Hoffmann (da Universidade de Sarasota, na FlĂ³rida), o escritor Christoph Ewert (autor de O princĂ­pio da maratona ? editora Eko) dividiu o processo criativo em cinco grupos, para mostrar que criatividade pode ser demonstrada de vĂ¡rias formas, e que nĂ£o se reduz somente Ă  invenĂ§Ă£o da roda. Os cinco grupos sĂ£o os seguintes:

1 – Criatividade de ExpressĂ£o

Este Ă© o verdadeiro jogo criativo, onde o novo surge espontaneamente! Tomamos aqui, como exemplo, as ilustrações intuitivas que as crianças costumam fazer. No mundo dos negĂ³cios, a criatividade de expressĂ£o produz novas formas de Design, Propaganda, Embalagens e configuraĂ§Ă£o de formatos que sĂ£o necessĂ¡rios para o desenvolvimento dos fatores que determinam a concorrĂªncia.

2 – Criatividade Produtiva

Este Ă© o caminho do entendimento para o fato de que soluções jĂ¡ existentes podem ser ainda aprimoradas. A criatividade produtiva Ă© o esforço diĂ¡rio na busca de aperfeiçoamento e otimizaĂ§Ă£o de produtos, serviços e processo (sistemas). O relĂ³gio Swatch, por exemplo. Ele vem sendo aprimorado ao longo dos anos. A descoberta do “Waterproof” (relĂ³gio Ă  prova d”Ă¡gua) Ă© parte do processo criaĂ§Ă£o-produĂ§Ă£o. A concepĂ§Ă£o deste produto Ă©, novamente, uma idĂ©ia produtiva, ela reduziu o relĂ³gio a 10 peças, ao invĂ©s das 100, normalmente necessĂ¡rias!

3 – Criatividade Inventiva

Inventivos ou engenhosos sĂ£o os processos em que se obtĂªm a partir de duas idĂ©ias ou teorias diferentes, mas jĂ¡ conhecidas, uma nova terceira idĂ©ia. Estabelecem-se aĂ­ a “arte do parentesco” entre os inventos feitos pelo homem. Mais uma vez, tomemos o relĂ³gio como exemplo: a sua combinaĂ§Ă£o com um motor nos traz a idĂ©ia relĂ³gio automĂ¡tico, e depois, nos leva ao descobrimento da direĂ§Ă£o automĂ¡tica.

O componente engenhoso da idĂ©ia Swatch era a combinaĂ§Ă£o do mostrador de tempo como um acessĂ³rio de moda, o que resultou num sucesso monstruoso mundialmente. Hoje, a idĂ©ia parece ser tĂ£o simples e banal que pensamos que qualquer um de nĂ³s poderia tĂª-Ia concebido.

4 – Criatividade Inovativa

Neste grupo, eu classifico as descobertas que ampliam a utilizaĂ§Ă£o de téçnologia jĂ¡ existente. SĂ£o novas idĂ©ias, mas que se fundamentam em princĂ­pios jĂ¡ conhecidos. SĂ³ depois do conhecimento da utilizaĂ§Ă£o do sol para captaĂ§Ă£o de energia, pudemos ter aparelhos movidos a energia solar. A exploraĂ§Ă£o da idĂ©ia Swatch (Tempo=Moda) sĂ³ foi estabelecida depois que o marketing no s havia convencido de que o Swatch significava moda. As pessoas compravam o relĂ³gio, nĂ£o mais pela sua funĂ§Ă£o de indicar o tempo e sim porque ele significa uma tendĂªncia, moda ou um estilo de vida.

5 – Criatividade Emergente

É a mais alta expressĂ£o de criatividade, em que algo novo surge atravĂ©s de experimentos feitos pelo criador. A melhor definiĂ§Ă£o para este processo Ă© a utilizaĂ§Ă£o da palavra emerger (do latim “emergere”), que significa “vir do nada”, emergir, aflorar. Classificamos, neste grupo, as idĂ©ias e descobertas geniais, como a “teoria da relatividade”, de Albert Einstein. Estariam tambĂ©m, neste grupo, descobertas como o “relĂ³gio mental?, no qual a leitura do tempo seria feita diretamente pelo pensamento, intuitivamente!

Neste nĂ­vel de criatividade, nĂ£o hĂ¡ limites ou definições, as idĂ©ias afloram… naturalmente! O que parece maluco ou inviĂ¡vel hoje, pode vir a ser completamente banal em alguns anos. O pensador-criador Ă©, entĂ£o, responsĂ¡vel pela sua viabilizaĂ§Ă£o e realizaĂ§Ă£o. É preciso dizer que muitos destes casos criativos podem trazer sucesso, mas nĂ£o irĂ£o colocĂ¡-Io impreterivelmente como uma pedra em nossa histĂ³ria! A criatividade Ă© um constante desafio e pode ser um fator decisivo na habilidade para o sucesso profissional e privado. Portanto, posiĂ§Ă£o de partida para esta conquista! ?Criatividade Ă© poder conectar o aparentemente desconexo?. ? William Plomer

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