Atenda bem ao telefone e os resultados virĂ£o

O bom atendimento ao telefone pode garantir um cliente fiel. Saiba o que fazer para ser reconhecido pelo atendimento do seu departamento de telemarketing

O ato de falar ao telefone parece ser algo muito simples se considerarmos que para comunicar algo basta abrir a boca e começar a falar. No entanto, se pensarmos na comunicaĂ§Ă£o como uma forma de gerar entendimento, Ă© importante que tomemos cuidados, principalmente quando ela ocorrer por meio do telefone. A seguir, veja algumas dicas para uma comunicaĂ§Ă£o pelo telefone eficaz.

» Tom adequado ? HĂ¡ muitos anos, para nos comunicarmos por telefone, era preciso falar mais alto. Hoje, no entanto, os aparelhos sĂ£o mais sensĂ­veis e tecnologicamente avançados. Sendo assim, nĂ£o hĂ¡ necessidade de gritar. Devemos falar num tom conversacional, nem muito alto, nem muito baixo, e, tanto na primeira situaĂ§Ă£o como na segunda, corremos o risco de ter de repetir as palavras, pois provavelmente o cliente nĂ£o irĂ¡ entender nossa mensagem.

» Ritmo ? Ao falar muito rĂ¡pido a comunicaĂ§Ă£o pode ser prejudicada, principalmente quando se trata de informar nĂºmeros e nomes. Por isso, a importĂ¢ncia de conversarmos pausadamente, sem pressa. Isso nĂ£o significa falar em marcha lenta, pois pode parecer falta de entusiasmo, desinteresse e tornar a conversa enfadonha. O correto Ă© adequar nossa fala ao ritmo do cliente, que Ă© possĂ­vel de ser identificado logo nas primeiras palavras trocadas.

» EntonaĂ§Ă£o ? Todo mundo gosta de falar com pessoas, e nĂ£o com mĂ¡quinas. AtravĂ©s de entonações variadas as palavras ganham uma carga de emoĂ§Ă£o diferente e sĂ£o passadas para o cliente com a mesma proporĂ§Ă£o ao serem pronunciadas.

» DicĂ§Ă£o ? Conta-se que DemĂ³stenes, filĂ³sofo grego, possuĂ­a muita facilidade para escrever, porĂ©m tinha uma dificuldade muito grande para falar devido a um problema de dicĂ§Ă£o. Para corrigi-lo, uma das formas usadas era encher a boca de seixos (pedrinhas lisas e arredondadas) e diante das ondas do mar fazer seus discursos.

Hoje, com a quantidade de fonoaudiĂ³logos Ă  nossa disposiĂ§Ă£o a soluĂ§Ă£o ficou mais fĂ¡cil de ser alcançada. Dessa forma, lĂ­ngua presa, voz infantil, gagueira e voz rouca sĂ£o problemas fĂ¡ceis de serem corrigidos. TambĂ©m Ă© importante evitar falar ao telefone e comer, mascar chiclete, fumar, etc.

» Uso das palavras corretas ? No ato comunicativo a compreensĂ£o serĂ¡ melhor se usarmos corretamente os termos e palavras de entendimento do interlocutor. Devemos evitar o uso de siglas, termos tĂ©cnicos, cĂ³digos, palavras estrangeiras ou termos ligado Ă  estrutura e contexto da nossa empresa e que nĂ£o sĂ£o de conhecimento do cliente.

» Evite interromper ? Se duas pessoas falarem ao mesmo tempo, provavelmente, uma nĂ£o deverĂ¡ compreender o que a outra diz. Por isso, Ă© importante procurar desenvolver o poder de escutar e desligar-se de qualquer distraĂ§Ă£o, mantendo um interesse genuĂ­no pela pessoa do outro lado da linha. Fazendo isso, nĂ£o hĂ¡ necessidade de interromper o cliente para pedir informações que ele jĂ¡ nos forneceu.

» DĂºvida ? No caso de dĂºvida, nĂ£o tenha vergonha de perguntar novamente uma informaĂ§Ă£o. Devemos evitar tirar conclusões precipitadas sobre o que o cliente estĂ¡ dizendo, pois assim serĂ¡ mais fĂ¡cil entender o que ele quer.

» Anotar ? Qualquer solicitaĂ§Ă£o, reclamaĂ§Ă£o ou elogio vindos do cliente deverĂ£o ser registrados de forma bem legĂ­vel. NĂ£o adianta colocar a marca de nossa empresa nas ruas atravĂ©s de propaganda em rĂ¡dio, TV, outdoor, fĂ´lder e site, se, quando o cliente entrar em contato conosco, nĂ£o receber o tratamento devido.

Por mais que a ferramenta tecnolĂ³gica esteja presente em nossa vida nĂ£o podemos desprezar a velha agenda ou caderno de papel, para garantir aquele retorno tĂ£o esperado pelo cliente.

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