Atendimento ao cliente

O maior erro de um vendedor é pensar que está fazendo mais uma visita só para constar no relatório ou está recebendo mais um cliente que está apenas pesquisando preços. Um dos itens adotados em empresas para medir o desempenho do profissional de vendas é a quantidade de visitas efetuadas e quantas delas são transformadas em vendas. A quantidade de pessoas que um profissional atende por dia está muito ligada ao tipo de produto ou serviço ofertado. Se por um lado o profissional tem um determinado número de visitas a cumprir por dia, por outro o cliente recebe ou efetua diversas visitas nesse mesmo período.

Talvez o maior erro cometido por um profissional de vendas é pensar que está fazendo mais uma visita só para constar no relatório ou está recebendo mais um cliente que está apenas pesquisando preços.

Atenção ? No momento que você está diante do cliente, toda a sua atenção deve estar voltada para ele, mesmo que seja um simples orçamento ou cotação de preços. Esse momento é a sua oportunidade de causar a primeira boa impressão e demonstrar seu total interesse em dar continuidade ao processo.

Mesmo que ouça o tradicional ?só fazendo um orçamento? ou ?só dando uma olhadinha?, explique tudo que ele precisa saber a respeito, pois na hora de tomar uma decisão, certamente, essa atenção vai pesar muito.

Contato posterior ? Não esqueça de manter contato posterior com o seu cliente. Anote um telefone ou e-mail para contato. Significa que você realmente acredita que vai levar essa negociação adiante e que está interessado em prestar mais do que um simples atendimento e atender suas necessidades. Não tenha medo de perguntar se ele ainda tem alguma dúvida sobre o orçamento ou se precisa de alguma explicação.

Acompanhe o processo de perto, verifique se as dúvidas estão relacionadas somente ao preço. E se o preço ofertado pela concorrência inclui todos os valores agregados que você está oferecendo ao cliente, pois em muitos orçamentos alguns itens são retirados, a fim de ?camuflar? o preço, tornando-os aparentemente menores.

No momento do fechamento da venda, sua atenção ainda não terminou. Acompanhe o processo até o final e tenha certeza de que seu cliente recebeu tudo que foi acertado. Isso vai garantir satisfação e continuidade ao processo que, nos primeiros momentos, certamente, vão iniciar com o tradicional ?só um orçamento?.

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