Atendimento ao cliente

Um dos itens adotados em empresas para medir o desempenho do profissional de Vendas é a quantidade de visitas efetuadas e quantas dessas visitas são transformadas em vendas. Um dos itens adotados em empresas para medir o desempenho do profissional de Vendas é a quantidade de visitas efetuadas e quantas dessas visitas são transformadas em vendas. A quantidade de pessoas que um profissional atende por dia está muito ligada ao tipo de produto ou serviço ofertado. Se por um lado o profissional tem um determinado número de visitas a cumprir por dia, por outro o cliente recebe ou efetua diversas visitas nesse mesmo período.

Talvez o maior erro cometido por um profissional de vendas é pensar que está fazendo mais uma visita para constar no relatório ou está recebendo mais um cliente que está apenas pesquisando preços.

Atenção ?

No momento que você está diante do cliente, toda a sua atenção deve estar voltada para ele, mesmo que seja um simples orçamento ou cotação de preços. Esse momento é a sua oportunidade de causar a primeira boa impressão e demonstrar seu total interesse em dar continuidade ao processo.

Mesmo que ouça o tradicional ?só fazendo um orçamento? ou ?só dando uma olhadinha?, explique tudo que ele precisa saber a respeito, pois na hora de tomar uma decisão, certamente, essa atenção vai pesar muito.

Contato posterior ?

Não esqueça de manter um contato posterior com o seu cliente. Anote um telefone ou e-mail para contato. Significa que você realmente acredita que vai levar esta negociação adiante e que está interessado em prestar mais do que um simples atendimento e atender suas necessidades. Não tenha medo de perguntar se ele ainda tem alguma dúvida sobre o orçamento ou se precisa alguma explicação.

Acompanhe o processo de perto, verifique se as dúvidas estão relacionadas somente ao preço. E se o preço ofertado pela concorrência inclui todos os valores agregados que você está oferecendo ao seu cliente, pois, em muitos orçamentos, alguns itens são retirados a fim de ?camuflar? o preço, tornando-os aparentemente menores.

No momento do fechamento da venda, sua atenção ainda não terminou. Acompanhe o processo até o final e tenha certeza de que seu cliente recebeu tudo que foi acertado. Isso vai garantir satisfação e continuidade ao processo, que nos primeiros momentos, certamente, vão iniciar com o tradicional ?só um orçamento?.

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