Atendimento diferenciado

Confira duas dicas para a contínua necessidade de encantar o cliente através de um atendimento diferenciado. A estrutura externa de um estabelecimento comercial apoiado por um clima interno de organização e cortesia permite ao cliente perceber que o local em que está é agradável para fazer negócio. Destaco duas dicas para a contínua necessidade de encantar o cliente através de um atendimento diferenciado:

Público-alvo ? Fique atento, pois conforme seu público-alvo a expressão “oferta” ou “promoção da semana” em vez de atrair, pode afastar seus clientes. Procure apresentar alternativas que diferenciem sua campanha de vendas, lembrando que vantagens competitivas são difíceis de ser copiadas. Descubra quais são os fatores motivadores para o cliente comprar. Se a resposta encontrada é exclusivamente preço, apresente benefícios do produto. Se a resposta encontrada é status, posicione corretamente a sua oferta conforme o perfil do seu público-alvo.

Limpeza e organização ? Conforme os estudos de Tom Peters, inseridos no livro A Busca do Uau!, é fundamental estabelecer e aplicar a limpeza em todos os setores e departamentos. Em uma oficina de automóveis, por exemplo, o cliente irá pensar: “Se as pessoas desta oficina cuidam da limpeza, devem se importar um pouco mais com a organização e, provavelmente, cuidarão com maior zelo do meu automóvel”.

Observe que desenvolvemos, no cotidiano, inúmeras técnicas de comunicação para vender algo: quando desejamos nos candidatar a uma vaga, indicar um local a ser visitado, sugerir um projeto ou realizar uma apresentação pessoal. Dessa forma, vender não é uma ação exclusiva dos profissionais de vendas, mas fundamental para todas as áreas. Assim, o atendimento diferenciado precisa ser planejado, desenvolvido e executado com o objetivo de conquistar a fidelização do cliente.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima