Atitude do líder

Atitude de líder. Conheça as características que garantem o sucesso na vida pessoal e profissional

É relativamente fácil liderar uma pessoa. O foco é um só, você pode identificar os problemas rapidamente. É um pouco mais difícil liderar uma equipe de dez ou 15 pessoas. Mas, com algum esforço, consertando problemas de relacionamento aqui e acolá, dá para fazer. No entanto, o difícil é liderar a si mesmo. Por isso, uma das principais características de um líder é a sua atitude – sua capacidade de extrair, primeiramente, o máximo de si, para depois fazer o mesmo com os outros.

Você pode controlar – Justin Herald, autor de Atitude!, afirma que você é o único responsável por sua vida e sua carreira. Você recebe delas o que deu a elas. Então:

» Atitude excelente – resultado excelente.
» Atitude satisfatória – resultado satisfatório.
» Atitude ruim – resultado ruim/indesejável.

Aos 25 anos e com apenas 50 dólares no bolso, Justin Herald decidiu que tentaria abrir o próprio negócio. Sem experiência, ele fundou a Attitude Gear, que hoje fatura milhões de dólares com produtos vendidos em todo o mundo. Já aposentado e cercado de sucesso, Justin acredita que todos temos o potencial de obter êxito na vida e que a única barreira que há em nosso caminho é a nossa atitude.

Essa atitude, para o autor, é composta de certas características que garantem o sucesso na vida pessoal e profissional:

» Sacrifício – Se você quiser atingir suas metas e realizar seus sonhos, terá de sacrificar muitas coisas ao longo do caminho: tempo, amigos e dinheiro. Você terá de abrir mão de alguma coisa ou de várias. Mas o resultado final deve compensar tudo isso. É preciso manter em mente seus objetivos com clareza e persistir neles.

» Compreensão – Outra palavra que, assim como “sacrifício”, é mal utilizada. Compreensão, para o autor, significa entender por que você faz o que faz. O que você está tentando atingir nesse caminho que escolheu. Enfim, é compreender o que você quer da vida e/ou da sua empresa ou equipe.

» Comprometimento – Qual o seu grau de comprometimento em relação ao sucesso e aos seus objetivos? Você está absolutamente focado neles ou é uma coisa que aparece de vez em quando na sua mente? Os líderes de sucesso, com a melhor atitude, mantêm-se focados o tempo todo no que é importante.

» Caráter – Não apenas saber o que é certo e errado, mas ter a capacidade de agir da maneira correta em situações difíceis. Trata-se da capacidade de seguir em frente, continuar lutando, manter o leme de sua vida e não permitir que outros assumam seu destino e sonhos. Caráter é algo único e, no fim das contas, uma das únicas impressões que importam sobre o ser humano ao lado.

» Excelência – Faça lá o que fizer, faça-o bem-feito. Dizem que o pior amigo do excelente é o bom – aquele contentar-se com o que está aceitável, em vez de buscar um pouco mais, fazer ainda melhor e romper barreiras. E é fácil perceber o que marca. O que fica mais marcado em sua mente, um conjunto habitacional padrão ou Brasília? O primeiro é bom, cumpre todas as especificações técnicas, etc., o segundo ultrapassou tudo o que havia sido feito até então em termos de concreto e formas. A escolha, como sempre, é sua.

» Estrutura – Para cumprir metas e realizar sonhos, é preciso saber o que isso acarreta. É necessário se estruturar, assim como planejar o rumo a ser tomado. Essa estrutura inclui lidar com outros aspectos da atitude do sucesso. É saber que você vai ter de sacrificar várias coisas e se preparar para isso, além de preparar quem você ama, ou seja, saber que seu caráter pode ir por água abaixo, graças a uma ação impensada, e estar pronto para evitar esses deslizes.

» Satisfação – Aqui não significa, necessariamente, estar sempre alegre, mas se sentir feliz com a situação em que se encontra. Focar no objetivo, como dissemos antes, não significa estar cego para as pequenas vitórias e as maravilhas que acontecem no caminho até seu objetivo. Todos os dias em que você consegue aprender e dar um pequeno passo em direção a uma atitude mais vencedora merecem ser comemorados. Encontre sua alegria na viagem, não só no destino.

Para saber mais:

Título: Atitude!
Autor: Justin Herald
Editora: Fundamento

Colaboração:
Liderança VendaMais
www.lideraonline.com.br

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima