Venda mais se comunicando melhor
Resumo
Os participantes lerão um estudo de caso de uma interação de vendas na qual o funcionário realizou um grande trabalho. Terão de identificar o que o representante de vendas fez para construir um forte rapport (palavra francesa que significa harmonia, confiança, segurança e compreensão – com os outros ou consigo mesmo) com o cliente. Este jogo é adequado para todo o pessoal de vendas que necessite aprender a desenvolver rapport com consumidores.
Duração
De 10 a 15 minutos.
O que é necessário
Cópia das orientações 1 e 2 para cada vendedor.
O que fazer
Distribua uma cópia da orientação 1 para cada vendedor e peça que a leiam.
Examine a orientação 2 com os vendedores. Solicite que trabalhem em duplas ou grupos de três pessoas para observarem o cenário na orientação 1 e destaquem os trechos que mostrem o que o representante de vendas fez para construir um bom rapport com o cliente.
Avalie as respostas de cada grupo e discuta-as conforme necessário. Diga aos participantes que guardem uma cópia da orientação 2 em suas estações de trabalho até que tenham dominado a habilidade de construção de rapport.
Na Web
Acesse o site VendaMais, clique na seção VM PLUS e baixe os materiais de apoio.
Fonte:
Livro: O grande livro de jogos de vendas
Autoras: Peggy Carlaw e Vasudha Kathleen Deming
Editora: Qualitymark
HUMOR
Vendedor liso
Vendedor ambulante para a Dona Marocas:
— Interessa-lhe uma apólice de seguros?
— Não. Já tenho uma.
— E a enciclopédia Barsa, agora em nova encadernação?
— Não, senhor. Muito obrigada.
— E uma bateria eletrônica, com 837 ritmos diferentes?
— Claro que não! Não quero nada!
— Para se ver livre de mim, a senhora compraria um sabonete?
— Compro até dois!
— Obrigado, madame. É isso mesmo que vendo. São cinco reais.
Vendedor alinhado ao cliente
O balconista de uma loja de roupas finas consulta discretamente o gerente:
— O freguês quer saber se aquele conjunto de lã importado encolhe.
— Ele já experimentou?
— Já.
— Ficou pequeno?
— Não, ficou grande.
— Então, diga que encolhe.
Fonte: Terra Piadas
DICAS DE PORTUGUÊS
Não confunda
Por Cione dos Santos
Acerto ou Asserto
Acerto – É o ato de acertar.
Exemplo: você tomou a decisão mais acertada.
Asserto – É o mesmo que asserção, ou seja, uma proposição afirmativa.
Exemplo: na reunião, foram feitos muitos assertos.
LIVRO DO MÊS
Atitudes de resultado
18 estratégias para fazer seu sonho acontecer
O professor Heinz desenvolveu essa obra para todos os indivíduos que desejam obter melhores resultados na vida, tanto na esfera pessoal quanto profissional. Na vida pessoal, resultado pode significar a realização de um sonho, como: possuir uma empresa, uma casa melhor, fazer uma viagem especial, ter os filhos formados, entre outros. Na vida profissional, resultado pode significar mais vendas, uma carreira de sucesso, etc.
No entanto, várias pessoas não gostam daquilo que fazem nem realizam sonhos e, de certa forma, vivem infelizes ou frustradas. Muitas até sabem o que querem, mas sentem que falta algo para “chegarem lá”. Esse algo é composto de uma das palavras mais importantes de nossa vida: atitude. Alguém já disse: “Atitude é tudo”. Mas quais são as atitudes de resultado, aquelas que podem nos trazer uma vida pessoal e profissional mais plena e realizadora?
Em Atitudes de resultado, você vai conferir um dos aspectos mais belos e importantes da vida humana, que é a realização de sonhos, pois eles são feitos de atitudes. O que desejamos para nós é o primeiro passo para grandes realizações, pois tudo começa assim. Sonhar é formar na mente as imagens de algo que se quer, de um futuro desejoso; é não aceitar a vida como ela é e buscar o melhor. O sonho é tão importante quanto o ar e a água. Portanto, sonhar é viver, é estar alerta e com a esperança sempre acesa.
Lembre-se de que resultados positivos e realizações não são obras do acaso nem consequências do destino ou da sorte, são, na verdade, decorrência de um conjunto de atitudes, confira:
- Tenha um sonho e objetivos.
- Planeje.
- Aja com persistência e comprometimento.
- Saiba se relacionar.
- Desenvolva a comunicação.
- Ouse com responsabilidade.
- Seja um eterno aprendiz.
- Enxergue oportunidades.
- Tenha foco.
- Busque excelência.
- Esteja aberto às mudanças.
- Desenvolva a inteligência emocional.
- Seja ético.
- Tenha orgulho, paixão e amor pelo que faz.
- Desenvolva a autoconfiança e a autoestima.
- Faça acontecer.
Livro: Atitudes de resultados – 18 estratégias para fazer seu sonho acontecer
Autor: professor Heinz
Editora: Produção Independente
Preço: R$29,00
Visite o site: www.heinz.adm.br
*Preço e disponibilidade pesquisados em junho de 2009.