Auditoria em Marketing

Faça sua auditoria em marketing Uma auditoria em marketing é semelhante a uma auditoria financeira no departamento de contabilidade. Verifica-se e analisa-se tudo: o ambiente de marketing, seus objetivos, estratégias e atividades. Isso, se bem-feito, deve identificar as forças e fraquezas operacionais, recomendar mudanças na maneira como a empresa apresenta seus produtos ou serviços e implementar seus programas e ações de marketing. Confira nossa lista do que uma auditoria de marketing deve descobrir e analisar.

» Os pontos-chave que causaram impacto na empresa no ano passado ? para bom ou ruim. O que o cliente comprou mais? O que comprou menos? Inclua aqui ações da concorrência, mudanças nas leis e outras surpresas que afetaram o resultado dos programas de marketing.

» A quantas anda a satisfação do consumidor, baseada em pesquisa feita entre o público-alvo da instituição ou públicos-alvo, se for o caso da sua empresa.

» A satisfação de seu distribuidor, revendedor ou qualquer intermediário entre você e o consumidor final. Você sabe que pode gastar milhões em publicidade, mas é na frente do balconista que o consumidor decide. Leve em conta a satisfação desses seus parceiros.

» A atitude, satisfação e aprimoramento de todos no departamento de marketing da empresa. Verifique se o pessoal de marketing está satisfeito e se tem interesse em seu próprio desenvolvimento, participando de cursos, seminários, etc.

» Como cada ação de marketing é vendida internamente, tanto para a alta diretoria como para quem efetivamente vai trabalhar com essas decisões. Compare o que o departamento de marketing disse que faria originalmente com o que as pessoas se animaram a fazer e efetivamente foi realizado. O que ficou sem fazer deve ser considerado falha na venda interna. Esse departamento falhou ao tentar envolver as pessoas nessas ações.

» O quanto cada decisão de marketing (decisão de público-alvo, posicionamento, decisões de preço, publicidade, etc.) foi acertada. Para analisar isso, compare a lucratividade da empresa antes e depois de cada ação.

» A performance de publicidade, promoção, força de vendas e pesquisa de marketing, em termos de retorno sobre investimento.

» Se o plano de marketing atingiu ou não suas metas, tanto financeiras como não financeiras e ganho de participação no mercado.

» Que aspectos do plano de marketing não atingiram seus objetivos e como fazer com que isso não se repita no próximo ano.

» lCálculo do total de receitas que a empresa poderia conseguir com os clientes que têm no momento (customer equity) para cada item em seu portfolio/mix de produtos. Quanto mais longe o resultado real da sua empresa estiver desse cálculo, pior.

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