Auto-estima e atendimento ao cliente

O profissional com auto-estima elevada tem muito mais disposição e garra para enfrentar os desafios cotidianos inerentes ao processo de atendimento. Com a chegada da qualidade total, o cliente ganhou centralidade em todo processo de atendimento. A primazia do cliente trouxe no seu bojo uma exigência de profissionalismo dos atendentes. Hoje, cada vez mais, exige-se profissionais qualificados, motivados, entusiasmados e comprometidos com o negócio.

A capacidade de alcançar metas e atingir objetivos requer dos profissionais do atendimento um estado de espírito altamente motivador. Ele precisa começar o dia tendo a certeza de que seu desempenho será decisivo para o sucesso ou não dos negócios.

A expectativa que se tem de uma pessoa com auto-estima elevada é que seu desempenho seja excelente, porque ela tem muito mais disposição e garra para enfrentar os desafios cotidianos inerentes ao processo de atendimento. Já uma pessoa com baixa estima tende a se esquivar ou sucumbir diante das pressões normais do atual mercado competitivo e seletivo.

Normalmente, uma pessoa com baixa estima tende a focar os aspectos negativos de tudo e de todos, incluindo ela mesma. Esse tipo de estado mental tende a puxar cada vez mais a pessoa para trás.

Em geral, as pessoas gostam de fazer negócio com quem está de bem com a vida. E estar de bem com a vida é a atitude natural das pessoas com auto-estima elevada. Essa qualidade comportamental é muito importante para cativar e fidelizar clientes. Quando a pessoa cultiva uma auto-imagem positiva, tende a atrair para si pessoas que nutrem os mesmos propósitos, pois semelhante atrai semelhante.

Talvez, num futuro mais próximo, a auto-estima será um elemento importante no processo de recrutamento, seleção, contratação e avaliação de desempenho, devido ao seu impacto na vida pessoal e profissional.

Hoje, quando se enfatiza muito o relacionamento com o cliente, é de suma importância levar em consideração o perfil de auto-estima. Em última análise, atender cliente é um processo de comunicação que requer muita maestria. De acordo com o tipo de auto-estima será também o padrão de linguagem (afirmativa ou negativa).

Na verdade, no mercado existem as oportunidades e os riscos (restrições). Evidentemente cabe à pessoa decidir para qual direção ela quer projetar luz, por que para onde se coloca a atenção é para lá que flui a energia.

Uma pessoa com auto-estima elevada tem uma percepção mais positiva da realidade (sem ignorar suas contradições). Ela é mais proativa, empreendedora e capaz de persistir quando persegue um propósito.

Por outro lado, uma pessoa com baixa estima tende a focar mais a negatividade, as restrições e os obstáculos, manifestando um comportamento mais reativo.

Atuar num mercado cada vez mais dinâmico exige qualidades humanas como flexibilidade, capacidade de inovar e reinventar o negócio a cada dia. Somente uma pessoa com auto-estima elevada será capaz de perseguir tamanho desafio, porque sonhar todos sonham. Agora, transformar sonho em realidade exige muita ousadia e determinação.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima