Autodisciplina

O escritor H. Jackson Brown Jr. observou: ?Talento sem autodisciplina é como um polvo de patins: há muito movimento, mas nunca se sabe se irá para frente, para trás ou para os lados?. Se você sabe que possui talento e tem obtido poucos resultados, talvez lhe esteja faltando autodisciplina. Quanto de seu tempo dedica a atividades regulares e disciplinadas? Faz alguma coisa para crescer ou melhorar profissionalmente? Participa de atividades voltadas à saúde? Dedica parte de sua renda à poupança ou a investimentos? Se você está dizendo a si mesmo que fará essas coisas mais tarde, deve trabalhar mais na área da autodisciplina. Fonte: As 21 Indispensáveis Qualidades de Um Líder, de John C. Maxwell (Editora Mundo Cristão)

Seu trabalho lhe dá alegria ? ou alergia? Grandes líderes amam seu trabalho e mostram entusiasmo em tudo que fazem. Sua paixão envolve os que estão ao seu redor. Infelizmente, alguns (ou muitos) gerentes ficam apenas no ?feijão-e-arroz? e acabam por minar a iniciativa e potencial de seus colegas e subordinados. Como poderão inspirar outros se não têm inspiração em si mesmos? Examine seus sentimentos em relação ao seu trabalho. Se não lhe dá prazer, lembre-se que você tem responsabilidades não somente sobre si mesmo, mas também com quem está a sua volta. Faça alguns ajustes, ou mova-se em alguma nova direção. Fonte: The Manager?s Intelligence Report

Obtendo mais de seminários Aqui vão alguns passos para antes e depois de seminários e workshops que você participar:

– Leia o programa antes do evento e anote questões sobre os tópicos. Assim você terá certeza de ter todas suas dúvidas sanadas.

– Procure ler também, antes do seminário, livros e artigos escritos pelo palestrante. Eles estão geralmente listados no programa.

– Já no evento, tente falar com o palestrante antes de sua apresentação. Explique o que faz e no que está interessado sobre a palestra. Freqüentemente os palestrantes moldam sua fala às necessidades dos ouvintes. – Aproveite as oportunidades de networking.

– Para ?cimentar? o conhecimento obtido, tente outras novas técnicas ou idéias o mais cedo que puder.

– Compartilhe com seus colegas ao retornar. Ensine-os o que aprendeu no seminário. Fonte: Communication Solutions

Memória de elefante Quando receber um cartão de visitas de alguém, anote no verso onde o encontrou, a data e o motivo (por exemplo, ?resolveu o problema com o sistema XYZ?). Quando tiver que falar com a pessoa novamente ? mesmo anos depois ? você a encantará com sua boa ?memória?.

Lá é melhor Se tiver de conversar com alguém sobre um assunto difícil, faça isso lá ? no território da pessoa, onde ela estará mais à vontade. Você também entenderá melhor os problemas com os quais a pessoa está lidando e o que realmente está em sua mente.

Evite estas armadilhas Mesmo tentando ser diplomático, você pode afastar os outros com estes comentários: ?Eu estava ocupado?. Dizendo isso você está enviando a mensagem de que a pessoa está importunando. Em vez disso, diga: ?Eu estava cuidando de outro assunto?. ?Eu não concordo?. Discordar é um ato agressivo. Não faça as coisas piores do que precisam ser. Diga simplesmente: ?Entendo seu ponto de vista. Mas também entendo o outro lado?. ?Nada mal?. Se você quer mostrar aprovação ou elogiar, seja positivo. Diga ?bom trabalho? ou ?ficou ótimo!? Fonte: Communication Briefings ?A estrada para o sucesso está sempre em construção? Lily Tomlin ?As oportunidades são perdidas pela maioria das pessoas porque vêm vestidas em avental e parecem-se com trabalho? Thomas Alva Edison

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Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

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