A Black Friday vem aí. Saiba como aproveitá-la para vender mais!

O comércio norte-americano se beneficia da Black Friday há muitos anos. No Brasil, porém, essa tendência começou a ganhar força recentemente. Por conta disso, muitos erros ainda são cometidos e, consequentemente, oportunidades são perdidas.

Pensando em ajudá-lo a evitar esses erros e tirar o melhor da Black Friday neste ano, conversamos com Fabio Ricotta, CEO da Agência Mestre, uma agência de marketing de performance que já atendeu empresas como Casas Bahia, Nike, HP, Webmotors, entre outras.

Na entrevista, Ricotta fala sobre que tipos de organizações podem aproveitar a Black Friday para acelerar as vendas neste fim de ano, conta uma história de uma empresa que bateu o faturamento do mês todo em apenas um dia nesse período do ano passado, apresenta dicas práticas para você ter uma ótima “sexta-feira negra” e muito mais. Acompanhe!

VendaMais – O que é a Black Friday e como ela nasceu?

black friday - Fabio RicottaFabio Ricotta – A Black Friday ficou conhecida nos Estados Unidos por ser o dia em que as lojas fazem grandes descontos e acontece sempre depois do dia de Ação de Graças. Também é uma data que marca o início da contagem regressiva para comprar os presentes de Natal, por isso as pessoas aproveitam a ocasião para economizar nessas compras.

No Brasil, o espírito de desconto não é tão grande quanto nos Estados Unidos, contudo, ao  longo dos últimos anos, os lojistas têm se preocupado em oferecer produtos e ofertas mais interessantes ao público para fidelizar a data.

Empresas de todo tipo podem se beneficiar da data ou ela é específica para alguns segmentos/setores?

Normalmente, empresas que possuem uma forma de comercialização online se beneficiam mais da Black Friday do que outras. Qualquer loja virtual pode aproveitar muito bem esta data, oferecendo superdescontos em todos ou parte dos seus produtos.

Já empresas de serviços possuem um pouco mais de dificuldade em participar da data, pois o modelo de negócio não suporta facilmente um crescimento abrupto de novos clientes.

Assim, para avaliar se a Black Friday é própria para o seu negócio você precisa imaginar: minha empresa/negócio pode receber uma quantidade enorme de novos clientes do dia para a noite? Em caso positivo, você pode investir bem na Black Friday. Em caso negativo, você provavelmente não poderá aproveitar a data, pois realmente há um incremento gigante de novos clientes neste período.

Quais são os erros mais comuns a se evitar na Black Friday?

A Black Friday, aqui no Brasil, ganhou muita fama por uma série de maquiagem de preços. Vários lojistas aumentavam os seus preços semanas antes da data para conseguir oferecer descontos, criando a frase “tudo pela metade do dobro”. Isso ilude o seu futuro cliente e acaba com a vontade do público de participar/comprar nesta data especial.

Assim, não faça este tipo de maquiagem de preços. A ocasião é realmente especial para grandes descontos e é uma oportunidade para você apresentar a sua empresa para um possível cliente. Se ele gostar do serviço/produto que você vende, ele irá retornar. Assim, foque em oferecer descontos interessantes em produtos de destaque para atrair uma boa audiência.

É muito importante ainda oferecer apenas o que se tem no estoque. Já vi muitos lojistas oferecendo o produto, mas com entrega para 60 dias úteis, simplesmente por não terem o produto no estoque. Tome muito cuidado, pois a primeira impressão é a que fica. Se o usuário não gostar da sua marca/empresa durante a Black Friday, ele pode não voltar mais.

Que dicas daria para uma empresa que quer aproveitar a data faça isso da melhor maneira possível?

Existem uma série de regras básicas para a Black Friday, mas a primeira de todas é preparar para o volume gigantesco de acessos. Este é um dia famoso por derrubar sites e servidores de lojas virtuais. Dessa forma, o primeiro ponto é garantir que a sua infraestrutura (plataforma) possa suportoar o volume de acessos, seja contratando mais memória, mais largura de banda ou utilizando de CDNs (content delivery network).

Com relação à página, ou melhor landing page, é fundamental explicar os regulamentos para os visitantes e já deixar uma caixa para captura de e-mails. Estes e-mails serão fundamentais no dia da Black Friday para alcançar seus usuários o mais rápido possível.

Com relação ao marketing digital, gostamos muito de focar em performance para o dia, assim, é fundamental escolher as ofertas o quanto antes, para preparar os anúncios das redes, como Adwords e Facebook Ads. Estes anúncios permitirão você a alcançar os seus clientes durante o dia de descontos.

Já pensando em tráfego orgânico (SEO), é fundamental preparar uma página sobre a Black Friday o quanto antes. Assim, quem pesquisar pelo assunto no Google (ou em outros mecanismos de busca) conseguirá encontrar a sua empresa. Uma dica aqui diferenciada é criar páginas das categorias que você terá produtos na Black Friday, por exemplo, Anéis na Black Friday ou, ainda, Carrinhos de Bebê na Black Friday. Isso lhe dará uma facilidade maior de aparecer nas pesquisas das pessoas.

Por fim, não se esqueça de ter uma lista de e-mails de interessados em receber os descontos. Pergunte para os seus clientes, ou seja, quem já comprou com você, se eles possuem interesse em receber os descontos no dia do Black Friday. Assim, no dia, você poderá realizar muitas vendas para quem já é seu cliente.

Poderia compartilhar alguns cases de sucesso diferentes, que mostrem formas criativas/inovadoras de aproveitar a data para vender mais?

No ano de 2015 tivemos um projeto muito interessante com um dos nossos clientes, a Francisca Joias. Executamos com exatidão tudo o que falamos até aqui, oferecendo uma página para cada tipo de semi-joia, classificando os clientes, conversando com eles antes da data e oferecendo descontos relevantes.

O resultado final foi um faturamento de um mês em apenas um dia. Foi algo realmente sensacional para o nosso cliente.

Algum comentário final?

Estamos em um novo cenário econômico e o brasileiro adora descontos. Sem sombra de dúvidas, ele ficará tentado em aproveitar estes valores diferenciados já pensando no final do ano, em que talvez poderá não ter os mesmos descontos.

Sendo assim, prepare uma experiência única para os seus futuros clientes e faça vendas!

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima