Blog rosa choque

Veja por que a proprietária da Lady Rosa Choque, Diana Couto, apostou em um novo canal de comunicação: o blog

Uns acham que é moda, outros dizem que é a nova tendência do mercado, mas todo mundo concorda: os blogs corporativos estão em alta. Empresas como Petrobras, Coca-Cola e Boeing investem cada vez mais nesse novo canal de comunicação.

Qual é o retorno que um blog corporativo pode oferecer à empresa? O vice-presidente de marketing da Boeing, Randy Tinseth, respondeu essa pergunta à revista Exame: “Atingimos leitores dos mais diferentes cantos do mundo. É um nível de comunicação muito mais pessoal, eficiente e rápido. Não raro, usamos a página para esclarecer detalhes dos produtos e até desmentir informações da concorrência”.

A praticidade desse novo canal de comunicação fez com que a proprietária da Lady Rosa Choque, Diana Couto, apostasse no blog. Segundo ela, a ideia partiu de uma cliente: ?Uma publicitária que admirava muito nosso atendimento, fez a proposta de criar um blog para a loja com o intuito de fortalecer ainda mais esse relacionamento. Na época, nunca tinha ouvido falar em lojas com blog e como eu adoro inovar, achei o máximo?.

Encontrar microempresas que apostem no relacionamento virtual com clientes não é fácil. Pior para quem não está por dentro dessa novidade. ?Se souber tirar proveito, com certeza é uma ótima ferramenta de vendas. Nosso blog é um sucesso devido ao intenso relacionamento com os clientes?, comenta Diana.

Realmente, qual é o cliente que não gostaria de ficar sabendo sobre os últimos modelos que chegaram na loja ou ter sua foto publicada no blog? Nenhum. ?As clientes amaram a iniciativa, se sentiram valorizadas, acessam diariamente e participam?, disse Diana, que não esqueceu de citar a idealizadora da ideia. ?Tenho contatos diários com a Taís Mendes Lucena, a responsável pelo blog, para repassar as novidades da loja e sugerir assuntos para postagens.?

Gostou dos blogs corporativos? Que tal criar um para sua empresa? Faça um benchmarking no blog da Lady Rosa Choque http://www.ladyrosachoque.blogspot.com. Leia alguns posts e comentários e coloque essa ideia em prática. Funcionou para a Diana (?O blog nos proporcionou um aumento nas vendas e, o principal, um fortalecimento do relacionamento com nossas clientes?), quem sabe não funciona para você.

Criando um blog

Acesse um dos sites de ferramentas para criação e manutenção de blogs. Elas são gratuitas e fáceis de usar.
www.blogger.globo.com
www.blig.ig.com.br
www.worldpress.com (em inglês)

A revista Exame perguntou ao vice-presidente de marketing da Boeing, Randy Tinseth, quais são os ingredientes de um bom blog corporativo? Confira a resposta.

Para cativar uma boa audiência, ele precisa ter muitas informações. Quanto mais dados e fotos colocados na página, mais interesse o texto atrai. Do ponto de vista da empresa, o blog funciona quando tem efeito de marketing viral, fazendo com que os produtos da companhia sejam comentados em outros sites e nas mídias tradicionais.

Colaborou nesta matéria: Mateus Redivo

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima