Blogs possibilitam relações entre empresas e consumidores

A comunicação entre empresas e clientes ultrapassou as barreiras das cartas e dos telefones, chegando à internet por meio de blogs informativos criados pelas companhias para informar seus consumidores. Os blogs, que no início pareciam não ir além de diários de adolescentes virtuais, ganham cada vez mais status e invadem o mundo dos negócios.

Tornou-se vital filtrar informações e usar ferramentas adequadas para a realização de cada tarefa on-line, para torná-las úteis para o nosso dia-a-dia. Não se trata de uma moda ou, pelo menos, não deveria ser tratado dessa forma. Aos poucos, instituições de todos os portes começam a enxergar nos blogs corporativos a oportunidade de construir uma resistente ponte que aproxima a empresa do, antes passivo, cliente.

Em breve, em uma próxima fase de mudanças que criará a plenitude do uso da internet pelas empresas, a interatividade será o grande trunfo no relacionamento entre colaboradores, fornecedores e clientes ? esses últimos, ávidos em expressar suas idéias de forma participativa. Múltiplas pistas de mão-dupla. A comunicação de muitos para muitos.

Grande parte das empresas ainda resiste ou tropeça quando vislumbra a necessidade de se relacionar corporativamente com o mercado, se preocupando apenas em vender seu produto. O foco da maioria dos projetos de sites atuais de empresas é a comunicação de um para muitos. Meros espectadores, colaboradores ou usuários, muitas vezes, sequer têm suas dúvidas por e-mail respondidas satisfatoriamente. Eles são sufocados no site empresarial por inúmeras páginas com demasiado conteúdo institucional.

De agora em diante, deve haver a preocupação em aproximar o cliente, informando e interagindo de forma aberta e sincera. Apresentar os valores da empresa, ao mesmo tempo em que aumenta o aprendizado diante das avaliações feitas pelo usuário. Dispomos do ibuscas Blog ? www.ibuscas.com.br/blog ? para divulgarmos notícias relevantes ao mercado de tecnologia, lançamentos de nossos produtos, ouvir críticas e comentários. Nós queremos dividir informações.

Muitas companhias têm se utilizado de uma linguagem mais informal na comunicação com seus colaboradores e clientes. E isso tende a gerar simpatia e cumplicidade, um estreitamento nas relações procedentes da transparência e confiança mútua.

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