Boa idéia e baixo investimento
Poucas combinações são tão perfeitas, como: queijos e vinhos, pipoca e guaraná, sol e praia. Mas no mundo dos negócios uma combinação perfeita é: ação promocional que faça o público visualizar o retorno que terá e baixo investimento. Um exemplo é a ação promovida pela EPSON focada no mercado de “primeiro usuário”, ou seja, aquele consumidor que acaba de adquirir um PC (estima-se que 30% das vendas de computador do ano passado tenham sido para esse público). Para promover a nova linha de impressora, multifuncional e cartuchos, a empresa distribuiu na redação de alguns jornais cofres personalizados em forma de porquinho com uma mensagem clara e objetiva: “Guarde aqui o que você economizou com as suas impressões…”. Essa idéia reforça a importância de ajudar o cliente a perceber de forma tangível o retorno que terá com um determinado produto. Seja retorno financeiro ou simplesmente a satisfação de uma necessidade. Aproveite a dica e sugira algo assim na sua empresa.
Patrocine um grupo musical
Uma empresa chamada SellaBand, criou um site para expor uma idéia que foi além dos “my spaces” – sites que divulgam bandas novas de música. Trata-se do SellaBration, que funciona da seguinte maneira: eles apontam vários grupos musicais e se você quiser investir em um deles, basta pagar 10 dólares.
Cada grupo tem o direito de receber até 5 mil quotas de 10 dólares que ao serem completadas somarão 50 mil dólares. Com o valor levantado o grupo é levado para uma grande gravadora, que produzirá seu primeiro CD. Os investidores, além de receberem uma edição especial do CD, ganham uma porcentagem proporcional ao investimento, referente às vendas.
Para os apaixonados por música, isso se tornou uma grande oportunidade de fazer parte da história de um grupo musical, além de poder ganhar dinheiro junto com ele. Às vezes, em um universo que parece ter sido explorado ao máximo, alguém “garimpa” mais um pouco e encontra algo novo e inexplorado. Nunca desista de procurar as soluções para o seu negócio ou suas vendas, pois ao seu redor existe um mundo de possibilidades.
Necessidade se resolve com criatividade
Um dos segredos para o sucesso de produtos ou serviços é atender com exatidão a necessidade do cliente. Foi o que fez a Tátil Design em parceria com o projeto REtalhar do COOPA-ROCA – Cooperativa de Trabalho Artesanal e de Costura da Rocinha Ltda, no Rio, eles criaram um produto que acaba com o problema de calor e frio vivenciado por muitos casais. Nesse problema eles viram a oportunidade e criaram dois edredons, um tem uma metade mais fina do que a outra e o outro modelo tem pequenos furos na metade mais fina, ideal para mulheres que sentem mais frio à noite e homens com mais calor. A empresa planeja iniciar a comercialização ainda em 2007. Assim como nesse caso, alterar o produto e fazer seu cliente soltar um empolgado “maravilha!” pode ser fácil. Além de gerar a redução dos custos, criar um diferencial competitivo, suficiente para emplacar o produto, ainda mostra um valor agregado que justifique um leve aumento no preço de venda. Mas tudo isso exige criatividade. Continue lendo semanalmente o newsletter Grandes Idéias em Marketing e na seção mensal “Desenvolva a sua criatividade” conheça dicas práticas para exercitar a criatividade em sua empresa.
Não “pise no tomate”, agregue valor
Muitas empresas pensam em fazer ações voltadas para elas mesmas. A empresa Tetra Pak – fornecedora de embalagens para diversas indústrias de alimentos – desenvolveu um estudo para ajudar seus clientes (indústria) do mercado de atomatados. A empresa realizou uma pesquisa bastante completa e constatou que os consumidores têm dificuldade em distinguir: extrato, polpa, molhos prontos e ketchup. E a partir dessa constatação, elaborou um guia para seus clientes, chamado: “A nova gôndola de atomatados”. Nele estão contidas informações sobre os benefícios de cada produto e instruções de como criar embalagens, para facilitar o reconhecimento desses quatro segmentos por parte dos consumidores. Você já pensou em prestar esse tipo de serviço, ou seja, algo que possa fomentar o negócio dos seus clientes? Certamente a Tetra Pak, nessa situação, não é vista pelos seus clientes, desse segmento, como apenas uma fornecedora de embalagens.
Consulta Fast Food
Mude a dinâmica de como você executa e entrega um serviço para o seu público e descubra um novo nicho de mercado, além da atenção de grandes investidores. É o que estão fazendo algumas clínicas médicas dos Estados Unidos, apelidadas de McClínicas, essas empresas criaram uma forma de atendimento baseada no conceito de fast food. Localizadas em shopping e supermercados como Wal-Mart elas atendem pacientes com problemas relativamente simples como resfriados, cobrando metade de uma consulta convencional e prometendo liberar o cliente em cerca de 15 minutos. Dois exemplos desse movimento são a MinuteClinic comprada pela cadeia de farmácias CVS e a RediClinic. Esse é um exemplo de um velho ditado, depois de uma pequena atualização, “nada se cria, tudo se transforma”, que mostra que ao mudar a dinâmica é possível, em uma só tacada, gerar conveniência, reaproveitar um conceito de sucesso e atender a expectativa do cliente.
Diversificando o impossível
Se você fosse um fabricante de mouse, talvez chegasse à conclusão de que mouse é mouse e não dá mais para inovar. Porém, este lançamento mostraria que sua conclusão estaria errada. A HP lançou o PC Card Mouse, um mouse desenvolvido especialmente para os usuários de notebooks, que normalmente odeiam o touchpad (área que tocada com o dedo indicador mexe o cursor do mouse). Esse mouse tem o formato de um cartão, basta encaixar no slot PC Card (conforme figura), pois ele, além de ficar guardado dentro do micro, ainda será carregado, funcionando sem o recurso de fios. O mais interessante é que o slot PC Card é um componente presente em todos os modelos de notebook de qualquer marca.
Nicho: Consumidores da 3ª idade
Conforme dado divulgado no jornal Diário do Comércio, o banco Itaú realizou uma importante pesquisa relacionada aos consumidores da terceira idade. Até o fim do ano, o setor de cartão de créditos para a terceira idade deve chegar a 18 milhões de reais, além disso, o tíquete-médio dos idosos, na utilização de cartões de crédito é de 230 reais contra 221 reais de outras faixas etárias. Esse público soma hoje, 14,5 milhões de pessoas no Brasil –segundo o IBGE. Outro detalhe importante é a estimativa apontada pela U.S. Bureau of the Census, em 1996, que posicionou o Brasil, na época, na décima primeira posição do ranking dos países com maior população idosa, mas a previsão é que em 2025 o Brasil alcance a sétima posição. Todos esses dados indicam oportunidades não só para os bancos, como para diversos tipos de segmentos, algumas empresas já têm tirado proveito dessa tendência mundial. É o caso do grupo espanhol denominado La Tienda Del Abuelo – A Loja do Avô, que possui uma vasta linha de produtos, dentre eles: copo nasal (que facilita o idoso beber sem precisar se inclinar); braço mecânico para alcançar objetos nas alturas e calçadeira (que permite calçar sapatos sem precisar se abaixar).
No ramo da construção também existem segmentos para idosos. A Casa Segura, empresa especializada em arquitetura planejada para idosos, pensou nisso. Ela faz um trabalho voltado à construção de uma casa segura para os mais velhos. As casas têm rampas quase sem inclinação e com degraus curtos, tomadas elevadas, sensores para acender as luzes, nos banheiros vasos sanitários mais altos com barras laterais e cadeira no boxe. Tudo para uma maior segurança para os idosos.
A idade traz consigo muitas vezes doenças como o Alzheimer, quem tem um parente com esse problema conhece os perigos da doença. Ela tem caráter degenerativo, pois destrói gradativamente as células nervosas do cérebro e seus prolongamentos – os neurônios –, interferindo no funcionamento da mente, do pensamento, da memória e da fala e leva o doente a esquecer onde mora e até o seu nome. Foi por isso que a empresa Medical Intelligence no Canadá criou a pulseira Columba. Trata-se de um localizador GPS com triangulação GSM, que pode ser utilizado como um relógio.
Luz na jarra
A empresa Firebox criou a Sunset Jar, uma jarra com uma célula interna que capta a luz do sol. Basta deixá-la exposta ao sol durante o dia, que à noite ela funciona como um abajur. Esse produto tem um duplo sentido ecológico, pois além de não consumir a energia vinda das tomadas, também não possui lâmpada nem pilha, que poluem o meio ambiente.
ANTIGAS – pesquisadas no ano 2000
Eliminando a concorrência
Alguns profissionais profetizam que “a propaganda é a alma do negócio”, mas, e se os anúncios dos concorrentes forem maiores? E se a poluição visual da atualidade tornar o seu anúncio uma paisagem? Simples, reúna a sua equipe e peça para criarem coisas práticas e rápidas. Contudo, uma solução que tenha como objetivo: reduzir o destaque dos seus anunciantes e ainda criar um mecanismo de interatividade do seu cliente com a sua empresa. Foi isso que fez uma cadeia de pizzarias do
Colorado (EUA), que ofereceu duas pizzas pelo preço de uma para todos os clientes que levassem o anúncio de um de seus concorrentes, arrancado das páginas amarelas. Pegando carona na idéia, uma rede de rádio aqui do Brasil fez uma ação semelhante: com o tema “descole um prêmio” presenteou os ouvintes que entregassem à equipe da rádio adesivos de suas concorrentes arrancados dos carros.
Peça e cozinhe
Pedir comida pronta para ser entregue em casa é algo comum, afinal no mundo contemporâneo todos querem coisas práticas e rápidas. Contudo, existem os eternos “chefes de cozinha” de casa, que apesar de também não disporem de tempo, não podem ficar sem o prazer de cozinhar. Pensando neles, foi que a empresa Cook Express, dos EUA, criou o serviço de entrega de comida semipronta. Basta ligar e pedir um prato de uma extensa lista e, em alguns minutos, o cliente recebe os ingredientes junto com uma receita, depois, é só colocar o “chefe” para cozinhar.