Bom de papo ou bom ouvinte?

Você é bom de papo? Aprenda a ouvir! Uma das melhores maneiras de conquistar a atenção das pessoas é ouvir o que elas têm a dizer. Ao ouvir, você se torna bom de conversa e consegue obter as informações que deseja.

No livro Como Conquistar Pessoas, da editora Sextante, Allan e Bárbara Pease afirmam que uma pessoa fascinante para conversar é aquela que ouve com atenção o que os outros falam. ?40% das pessoas que vão ao consultório médico o fazem porque precisam de alguém que as ouça e não por estarem doentes.?

Em vendas, também é fundamental ouvir mais. Só assim você conquistará a atenção dos clientes e descobrirá o que é necessário para vender. Confira a seguir cinco dicas que estão no livro de Allan e Bárbara Pease sobre como ouvir melhor.

5 regras do bom ouvinte

1. Ouça ?ativamente?
Ouvir ativamente é um modo excepcional de encorajar o outro a continuar falando e de assegurá-lo de que você está prestando atenção ao que ele lhe conta. Basta parafrasear o que a pessoa disser, começando com a palavra ?você?.
Exemplo:
Cliente: ?Minha empresa tem 1,2 mil funcionários, então é muito difícil me destacar.? Vendedor: ?Você está se sentido frustrado.? (ouvindo ativamente)

2. Use breves expressões de encorajamento
Quando a outra pessoa estiver falando, encoraje-a a prosseguir, usando estas breves expressões de encorajamento:
?Entendo.?
?Conte-me mais.?

3. Mantenha contato visual
Mantenha o olhar fixo no outro durante todo o tempo em que ele o fizer. Imitar o olhar da outra pessoa cria empatia.

4. Incline-se em direção à pessoa com quem estiver conversando
Costumamos afastar o corpo das pessoas que não gostamos ou que nos entediam. Incline-se para a frente, pois isso demonstra interesse.

5. Não interrompa, atenha-se ao assunto
Evite o impulso de mudar de assunto. Deixe a pessoa terminar de falar.

Veja mais sobre esse assunto no www.motivaonline.com.br. Clique na seção Motiva Plus e leia três dicas para se tornar mais interessante em suas conversas.

Para saber mais:
Livro: Como conquistar as pessoas
Autor: Allan & Barbara Pease
Editora: Sextante

Onde encontrar: www.livrariascuritiba.com.br

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima