Brainstorming: uma tempestade de ideias

Explore a criatividade!

Que tal explorar a criatividade dos membros de sua equipe? Isso pode ser feito por meio de uma técnica criada, em 1953, por Alex Osborn. Cada vez mais usual nas empresas, o brainstorming (tempestade de ideias) pode ser utilizado por qualquer grupo de trabalho e nas mais diferentes situações: identificação de riscos, planejamento estratégico, criação de novos produtos, resolução de problemas, desenvolvimento de campanhas publicitárias, etc. Trata-se de uma técnica muito simples, eficaz e de custo zero, que pode ser realizada no próprio local de trabalho, embora seja recomendável mudar o ambiente usual e planejar uma atmosfera informal.

Por se tratar de um processo participativo em que as ideias dos líderes e colaboradores têm o mesmo peso, a grande vantagem do brainstorming é liberar as pessoas para pensarem de maneira criativa.

Você deve estar se perguntando se essa ferramenta pode ser utilizada em vendas. É claro que sim! No desenvolvimento de campanhas, melhoria do atendimento, identificação das necessidades dos clientes e aprimoramento dos processos internos, só para citar alguns exemplos.

O que evitar – Críticas devem ser evitadas no brainstorming, conforme explica Merhi Daychoum, palestrante e autor do livro 40 ferramentas e técnicas de gerenciamento: “Por ser uma técnica de criatividade geral, uma crítica a uma ideia ou uma simples brincadeira poderá inibir algum participante de expor sua sugestão”.

Cabe ao líder saber separar invenções de decisões e ato criativo de ato crítico. Para fazer isso, o melhor é analisar as ideias mais promissoras após o brainstorming e tentar aperfeiçoá-las. “É questão de postura mental e disciplina do líder. Não tenha medo da ideia ridícula nem da absurda. Elas são o trampolim para a verdadeira inovação”, explica Maurício Góis, consultor e autor da palestra Criatividade em ação – As lâmpadas do cérebro.


As quatro principais regras do brainstorming:

1.       Críticas são rejeitadas.

2.       Criatividade é bem-vinda.

3.       Quantidade é necessária.

4.       Combinação e aperfeiçoamento são necessários.


Na prática – Vale ressaltar que a técnica pode ser realizada em qualquer momento e da forma que o líder achar conveniente – até mesmo individualmente. “Ele deve fazer sessões individuais de brainstorming com seus vendedores e, depois, cruzar com os outros. Se em cada cérebro há 144 bilhões de neurônios e o líder tem dez vendedores, multiplique 144 bilhões por dez e conclua o quanto de riqueza inovadora há dentro da empresa”, explica Góis.

Embora não exista uma linha de direção predeterminada, se você nunca fez uma sessão de brainstorming e gostaria de começar a aplicá-la com sua equipe, fique atento aos passos básicos sugeridos por Daychoum:

  • Estabeleça um problema ou assunto a ser tratado.
  • Selecione um grupo.
  • Defina as regras básicas: ausência de críticas, criatividade, quantidade e aperfeiçoamento das ideias.
  • Escreva o assunto em um quadro visível para todos.
  • Estimule as ideias dos participantes. 

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