Business-to-business virtual ganha nova força

Sistemas ASP (Application Service Provider), que permitem o uso de software e infra-estrutura de tecnologia da informação mediante o pagamento de um aluguel, são a mais nova tendência para a redução de custos e modernização dos processos nas empresas. E de olho nesse mercado, a Widesoft Sistemas, empresa nacional com sede em Limeira (SP), já desenvolveu um sistema de planejamento avançado da produção (WidePlan) e também um sistema de gestão da cadeia de suprimentos(WideLog), via Internet, utilizando-se do conceito ASP.

Bem diferente dos sistemas de planejamento tradicionais, que exigiam altos investimentos em software e equipamentos, os sistemas ASP podem ser utilizados por empresas de todos os portes. Assim, pode-se gerenciar a produção por um custo bem menor sem comprometer a segurança e a qualidade do processo. “Com o auxílio da Internet e o uso de sistemas e equipamentos compartilhados, essas empresas passaram a contar com uma alternativa simples, de baixo custo, mas de grande impacto no aumento da competitividade”, garante Mário Persona, diretor de Comunicação da Widesoft.

A utilização de aplicativos ASP requer poucos recursos. A empresa não precisa comprar equipamentos sofisticados, nem mesmo instalar os softwares em seus equipamentos. Basicamente, o usuário precisa apenas de um computador e acesso à Internet.

O WidePlan permite que as empresas reduzam custos e aumentem a produtividade. O programa gera um melhor aproveitamento dos recursos e insumos, levando à criação de um “mix” de produtos que resulta em maior lucratividade. Dentro desse mesmo conceito ASP, a Widesoft desenvolveu o WideLog, que possibilita total integração entre fornecedores, representantes, distribuidores e clientes, aumentando a produtividade das áreas de suprimentos das empresas. Esse aplicativo permite fazer, via Web, programação de entrega, cotação, pedidos e requisições online, aviso de embarque, informações financeiras, análise de desempenho de qualidade do fornecedor, kanban, posição de estoque, entre outras coisas. De acordo com o gerente de Negócios da Widesoft, Abner de Oliveira Júnior, o WideLog foi criado com know-how próprio para simplificar a troca de informações entre fornecedores, representantes e clientes.

A Widesoft disponibiliza, via Web, o software aos seus clientes – empresas como TRW (Freios Varga) e Xerox do Brasil estão entre as usuárias do sistema -, mediante o pagamento de uma taxa mensal de assinatura. O custo de implantação, variável em função das particularidades dos processos utilizados pela empresa ou dos módulos escolhidos, é pago apenas pela “Empresa Mãe” (a geradora dos dados). As “Empresas Filhas”, que são os fornecedores, representantes ou clientes, pagam uma mensalidade de R$ 170 para utilizar o sistema. “Se a empresa acessar o sistema com mais de um parceiro de negócios, paga uma única mensalidade, independentemente do tráfego de dados”, informa Mário Persona. Benefícios imediatos – Um importante diferencial na utilização dessa ferramenta é a automação dos processos. A Tormep – Tornearia Mecânica de Precisão Ltda., fornecedora de peças de alta precisão, tem o aplicativo Widelog instalado há quatro anos e viu cair a zero a incidência de erros nas listagens de pedidos dos clientes. “Houve um aumento considerável da produtividade”, afirma a analista de sistemas Ana Paula Ianeli, responsável pela implantação do software. “Além de ser fácil de operar, há mais confiança nos dados. Antes, as listas eram passadas por fax e só então eram digitadas. Havia muitos erros. Hoje, só damos um download e insiro os dados no sistema”, conta.

Outra empresa que vem se beneficiando com o aplicativo é a AMC – Artefatos de Metais Conformados Ltda., que produz artefatos de metais e molas. Eles vêm utilizando o WideLog há três anos e desde então passaram a monitorar o estoque dia a dia. “Depois que entramos com a novidade, alguns clientes só compram conosco”, afirma Eudes Aparecido Mantovani, supervisor de logística e programação na AMC. Problemas que pareciam sem solução, como o atraso na entrega dos produtos, foram minimizados quase que por completo. “Não temos muito estoque porque o sistema permite total controle. Antes, os problemas com a entrega dos produtos dentro do prazo eram freqüentes – agora a entrega passou a ser diária.”

Com esse atendimento personalizado e, principalmente, a pontualidade na entrega, a AMC acabou tornando-se “100% fornecedora” de um dos seus clientes. Segundo Mantovani, as negociações ficaram mais fáceis porque além de garantir a qualidade do produto, os prazos são cumpridos sem atrasos. “Percebemos que os clientes estão mais satisfeitos e isso também reverteu em aumento das vendas”, assegura.

    Segurança – O sistema ASP funciona todo em ambiente seguro, protegido por firewalls e senhas de acesso. Nenhum dado é acessado diretamente na rede da empresa, para evitar invasões a seus sistemas. O sistema funciona com um banco de dados “espelho” hospedado em um servidor seguro da Widesoft, alimentado periodicamente (a empresa escolhe a freqüência) manualmente ou por informações geradas pelo próprio sistema da empresa. As informações são acessadas de modo seletivo, sendo determinado pela empresa os níveis de acesso de cada usuário, fornecedor ou cliente.

A Widesoft também garante a atualização constante dos aplicativos ASP. “A empresa não terá problemas com a obsolescência do sistema”, assegura Persona. É que sempre que houver atualização dos aplicativos, todos os usuários terão automaticamente as versões atualizadas, evitando a compra de novos softwares – o que ocorria quando utilizavam-se dos sistemas convencionais.

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