Cabides ecológicos, gestão de marcas e vantagens do GPS

Cabides ecológicos, gestão de marcas e vantagens do GPS Grandes números
91 bilhões de dólares é quanto vale a marca mais valiosa do mundo ? Coca-Cola.
Fonte: Brand Finance
2 trilhões de dólares é o valor total das 250 marcas mais valiosas do mundo.
Fonte: Brand Finance
2,5 bilhões de reais é quanto movimenta o setor de surfwear no Brasil, por ano.
Fonte: Revista Dinheiro, nº 488

Exercício para mente e corpo
Criatividade
Pedalar em academias assistindo a um show ou ouvindo música não é novidade. A empresa Connect18 acrescentou algo novo: imersão de estudos. Esse é um exemplo fabuloso de combinar exercícios físicos e educação, deixando-os mais interessantes. Ela oferece a oportunidade de um grupo de ciclistas aprender espanhol, enquanto pedala por uma região rural do México ou fazer uma viagem virtual pelas vinícolas californianas. Instrutores certificados ajudam o grupo a motivar e interagir, sendo que o ritmo é determinado pelo instrutor.

Apesar de esse conceito estar se expandindo somente na região de São Francisco nos EUA, acreditamos que o potencial da idéia é grande, pois é um conceito revolucionário de educação e fitness. A variedade de temas é enorme, e pode ser adaptado a outros equipamentos como esteira, escadas, etc. Com a escassez de tempo para aprender e se exercitar, essa é uma idéia criativa que pode ser implantada no Brasil.

Guarda-chuvas em vending machines
Varejo
Em Singapura, a empresa Uport criou a vending machine, equipamento como os de refrigerante, em que você utiliza notas ou moedas e o produto que está exposto cai em um recipiente para o seu consumo. Pela importância de 3,90 dólares, o consumidor recebe um guarda-chuva de boa qualidade dentro de uma lata.

Esse projeto é perfeito para locais de grande circulação como shoppings e áreas de movimento de pessoas como em algumas avenidas das grandes capitais do Brasil. Com o tempo imprevisível de São Paulo, não seria uma má idéia se um empreendedor comprasse essa franquia. Porém, a empresa, criada em dezembro de 2006, está à procura de investidores por enquanto em Hong Kong, Taiwan e China. Se quiser apressar a vinda ao Brasil, procure mais informações no site: www.uport.com.sg.

Cabides ecológicos
Marketing e propaganda
Somente nos Estados Unidos são jogados fora, todos os anos, 3,5 bilhões de cabides. Apesar de ser um produto leve e barato, eles não são biodegradáveis. A empresa Hanger Network desenvolveu uma alternativa: os cabides de lavanderias são inteiros feitos de papel reciclável e podem ser totalmente cobertos por um anúncio colorido.

Esse é um projeto em que todos ganham: a empresa Hanger Network criou uma mídia que se relaciona com 3,5 bilhões de pessoas e os anúncios ganham valor, pois entram nos lares desses consumidores por um preço mais baixo que o de um selo. As lavanderias retiram os cabides gratuitamente (economia de 0,08 dólares cada cabide). A empresa Hanger Network tem uma parceria de distribuição com a empresa de produtos para lavanderia Cleaner””””s Supply (a maior empresa americana de suplementos para limpeza) e, normalmente, faz network com mais de 50 milhões de cabides por semana. A empresa cresceu oito milhões de dólares sem venture capital (capital de risco), permitindo a expansão para o resto dos EUA. A idéia pode ser replicada em outros países, por que não?
Visite o site: www.hangernetwork.com

Vantagens para usuários de GPS
Pesquisa
De acordo com uma pesquisa independente realizada nos EUA com 115,197 mil motoristas, ficou comprovado que pessoas que não utilizam, em seus veículos, algum tipo de sistema GPS (equipamentos de navegação) têm um aumento de 12% de acidentes e um custo de 5% acima da média dos custos. A pesquisa ainda comprovou que os motoristas com os equipamentos de navegação são menos distraídos, sentem-se mais controlados e sem estresse. Diante disso, a empresa alemã Delta Lloyd de seguros de veículos criou uma parceria com uma das empresas que vende GPSs TomTom, oferecendo 10% de desconto nos seguros para carro, desde que você comunique o número do produto TomTom adquirido. Embora o sistema GPS seja bem recente no Brasil, já fica registrada a idéia para as seguradoras brasileiras.

On-line para pequenos empreendedores
Internet
O site francês Zlio permite que qualquer pessoa faça uma compra on-line em menos de cinco minutos. O site foi fundado na França em 2005 com o intuito de ser um site de indicar e recomendar produtos para amigos e parentes, em troca de uma pequena comissão. Em setembro de 2006, o site mudou o conceito para o modelo atual, que permite que você abra uma loja tão facilmente quanto crie um blog. Funciona da seguinte maneira: o usuário registra-se, escolhe um nome para a loja e cria um modelo, formato de apresentação e, depois, seleciona os produtos que gostaria de vender. Os usuários podem escolher entre 75 comerciantes franceses ou 25 americanos, inclusive empresas gigantes como a Amazon.com. Quando os clientes compram do seu site na Zlio, a comissão é dividida entre a Zlio e o lojista.

O segredo do sucesso é a facilidade de encontrar produtos divididos em nichos específicos, em microlojas especializadas, como: produtos para fazer sushi, materiais para piscinas, artigos sobre Woody Allen, etc. Desde setembro de 2006, foram criadas 35 mil lojas e, além da França e EUA, a Zlio vai expandir o conceito para a Grã-Bretanha. O Brasil, país das microempresas, tem tudo a ver com o Zlio.

Óculos que despertam motoristas
Inovação
A empresa Vision Optic mostrou em Tóquio, no Japão, um par de óculos que vibra para acordar motoristas dorminhocos e diminuir os riscos de acidentes de trânsito. Os sensores do MyDo Bururu detectam um movimento curto e rápido da cabeça, como acontece quando se cochila, ativando os vibradores do aparelho que acorda o usuário. O MyDo Bururu é vendido por 285 euros e inclui a estrutura e as lentes.

Olá, meu nome é Nike
As marcas estão presentes de forma cada vez mais subjetiva na vida dos consumidores. No livro Lovemarks de Kevin Roberts, depoimentos mostram que as pessoas têm feito uma leitura especial de suas marcas prediletas. O Google é visto como um amigo prestativo. As sandálias Havaianas são consideradas simpáticas bandeiras da igualdade social. Em um mundo rápido e sem fronteiras, as pessoas não conseguem mais se definir através da religião ou da nacionalidade. E para curar essa crise de identidade elas utilizam as ?personalidades prontas? que acompanham as marcas. Se eu visto Levis, você sabe em que tribo em me incluo. Se eu dirijo uma BMW, pertenço ao clã. Em vez de ?hare krishna?, nosso mantra passou a ser “Harley-Davidson”.

André Brik é designer e publicitário.
Visite o site: www.brik.com.br
E-mail: [email protected]
Tel.:(41) 3339-8639

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima