Na medida em que eu me aproximo de vocĂŞ, nĂłs nos conhecemos melhor. Por que com o cliente seria de outra forma? Vic Ă© um amigo e empresário pelo qual sinto profunda admiração. Seu espĂrito empreendedor e seu comportamento extremamente Ă©tico o tornam Ăntimo de seus clientes que, por admirarem-no mais ainda do que eu, fazem questĂŁo de comprar seus sempre bons produtos, assim como jamais esquecem de contratar os nĂŁo menos excelentes serviços que presta em sua área.
Tenho a impressão de que Vic, quando leu a frase de Rui Barbosa que diz: ?De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto?, lembrou que quando o autor a escreveu, ainda não havia no Brasil o Serviço de Proteção ao Crédito, forçando a pessoa a ser direita ou sumir do mapa.
Brincadeiras de lado, a verdade é que Vic fideliza clientes em todo o Brasil de uma forma simples e objetiva, pois, ?aquilo que o homem plantar, isso também colherá? (Gálatas 6:7).
Freqüentemente, eu e o Vic nos comunicamos. Outro dia, ele me mandou um e-mail falando da ostra, em que apenas depois de abrir é que podemos encontrar uma grande pérola.
A impressão que Vic me passou é que quando você faz uma sondagem adequada no cliente, este revela desejos de consumo, que necessitam de sua ajuda. Rapaz! É isso mesmo, na medida em que eu me aproximo de você, nós nos conhecemos melhor. Por que com o cliente seria de outra forma?
Quer um conselho? Converse com o cliente, abra a ostra, retire a pĂ©rola e fidelize. O cliente Ă© seu e vocĂŞ Ă© responsável por ele. Existe uma frase escrita no livro O Pequeno PrĂncipe, de Saint-Exupery: ?Tu Ă©s responsável por tudo aquilo que cativas?. Sabe exatamente o que Ă© cativar? Acabei de ler no dicionário: ganhar a simpatia. Para ExupĂ©ry, cativar significa criar laços.
Lojista, vocĂŞ construiu um relacionamento, abriu a ostra, extraiu a pĂ©rola e agora vai perder? Uma vez aberta a ostra, tudo se torna fácil, Ă© sĂł tratar a pĂ©rola com carinho para que ela nunca perca o brilho. Uma vez sem o brilho, fica muito difĂcil recuperá-lo, Ă© melhor tentar abrir outra ostra.
E agora vamos tomar café? Aguarde só mais um pouco.
Vic detesta prejuĂzo. Lá vou eu, como brasileiro, contar: outro dia, Vic ligou e disse: ?Gil eu comprei um cafĂ© horroroso e aĂ, sabe como eu sou, nĂŁo suporto ficar com perdas. Sou tĂŁo direitinho com todo o mundo. Perdas, nĂŁo admito nem em pesadelo. Olhei o CNPJ da empresa e pensei: ?Se existe em nosso PaĂs, algum ĂłrgĂŁo responsável pela aferição do sabor dos produtos, pelo menos nĂŁo Ă© do meu conhecimento. Seria interessante constituir, por exemplo:
Instituto Nacional do Sabor Salgado ? INSS
Instituto Brasileiro de Gostos Especiais ? IBGE
Mensuradores das Gostosuras ? MENGO
Testadores de Gostos Alimentares ? TGA
Não tenho mesmo onde oficializar minha justa reclamação. Tomei uma decisão: liguei para a empresa, vendi um monte de produtos para ela e conheci um pessoal tão legal que acho vou até tentar gostar do café dessa indústria. Estou pensando em tomar café com ostra. Qual a sua opinião? Café com ostra ajuda a vender mais??.