Café com ostra ajuda a vender mais?

Na medida em que eu me aproximo de você, nós nos conhecemos melhor. Por que com o cliente seria de outra forma? Vic é um amigo e empresário pelo qual sinto profunda admiração. Seu espírito empreendedor e seu comportamento extremamente ético o tornam íntimo de seus clientes que, por admirarem-no mais ainda do que eu, fazem questão de comprar seus sempre bons produtos, assim como jamais esquecem de contratar os não menos excelentes serviços que presta em sua área.

Tenho a impressão de que Vic, quando leu a frase de Rui Barbosa que diz: ?De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto?, lembrou que quando o autor a escreveu, ainda não havia no Brasil o Serviço de Proteção ao Crédito, forçando a pessoa a ser direita ou sumir do mapa.

Brincadeiras de lado, a verdade é que Vic fideliza clientes em todo o Brasil de uma forma simples e objetiva, pois, ?aquilo que o homem plantar, isso também colherá? (Gálatas 6:7).

Freqüentemente, eu e o Vic nos comunicamos. Outro dia, ele me mandou um e-mail falando da ostra, em que apenas depois de abrir é que podemos encontrar uma grande pérola.

A impressão que Vic me passou é que quando você faz uma sondagem adequada no cliente, este revela desejos de consumo, que necessitam de sua ajuda. Rapaz! É isso mesmo, na medida em que eu me aproximo de você, nós nos conhecemos melhor. Por que com o cliente seria de outra forma?

Quer um conselho? Converse com o cliente, abra a ostra, retire a pérola e fidelize. O cliente é seu e você é responsável por ele. Existe uma frase escrita no livro O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupery: ?Tu és responsável por tudo aquilo que cativas?. Sabe exatamente o que é cativar? Acabei de ler no dicionário: ganhar a simpatia. Para Exupéry, cativar significa criar laços.

Lojista, você construiu um relacionamento, abriu a ostra, extraiu a pérola e agora vai perder? Uma vez aberta a ostra, tudo se torna fácil, é só tratar a pérola com carinho para que ela nunca perca o brilho. Uma vez sem o brilho, fica muito difícil recuperá-lo, é melhor tentar abrir outra ostra.

E agora vamos tomar café? Aguarde só mais um pouco.

Vic detesta prejuízo. Lá vou eu, como brasileiro, contar: outro dia, Vic ligou e disse: ?Gil eu comprei um café horroroso e aí, sabe como eu sou, não suporto ficar com perdas. Sou tão direitinho com todo o mundo. Perdas, não admito nem em pesadelo. Olhei o CNPJ da empresa e pensei: ?Se existe em nosso País, algum órgão responsável pela aferição do sabor dos produtos, pelo menos não é do meu conhecimento. Seria interessante constituir, por exemplo:

Instituto Nacional do Sabor Salgado ? INSS
Instituto Brasileiro de Gostos Especiais ? IBGE
Mensuradores das Gostosuras ? MENGO
Testadores de Gostos Alimentares ? TGA

Não tenho mesmo onde oficializar minha justa reclamação. Tomei uma decisão: liguei para a empresa, vendi um monte de produtos para ela e conheci um pessoal tão legal que acho vou até tentar gostar do café dessa indústria. Estou pensando em tomar café com ostra. Qual a sua opinião? Café com ostra ajuda a vender mais??.

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