Se os custos são conhecidos, é fácil para o empreendedor buscar meios para baixá-los, pois para ter sucesso no negócio, o empresário deve ter números que sirvam de orientação para suas decisões. Tenho ouvido muito a frase: ?Calcular custos não resolve, pois quem estabelece os preços é o mercado?. Pensar assim é um grande engano pois, se não sabe quanto custa, pode-se vender a qualquer preço. E levar a empresa à lona.
Qual a importância de conhecer melhor os custos? É preciso refletir que se os custos são conhecidos, é fácil para o empreendedor buscar meios para baixá-los, pois para ter sucesso no negócio o empresário deve ter números que sirvam de orientação para suas decisões, ao longo do mês.
Todos os dados referentes Ă s atividades da empresa sĂŁo importantes, porĂ©m, aqueles que decorrem dos custos dos produtos e serviços sĂŁo de tal importância que nem imaginamos uma empresa, por menor que seja, sem eles, porque a maior parte das grandes decisões tomadas pelos dirigentes tem de ter base numĂ©rica. Portanto, para quem nĂŁo tem nĂşmeros precisos como base, Ă© possĂvel que os preços atribuĂdos aos produtos ou serviços da sua empresa nĂŁo passem de mera suposição, chutes errados.
Assim, concluĂmos que a maneira como trabalhávamos antigamente nĂŁo sĂł nĂŁo funciona mas tambĂ©m Ă© proibida e perigosa Ă saĂşde dos negĂłcios, nos dias de hoje.
Infelizmente, empresários de diversos setores dĂŁo pouca atenção a isso e, quase sempre, acompanham os custos de forma indisciplinada, trabalhando com dados defasados, nĂŁo persistindo nos levantamentos periĂłdicos e sem entender que as despesas mudam. Salários, comissões e preços de aquisição de matĂ©ria-prima, tudo evolui. DaĂ a necessidade da revisĂŁo constante dos valores e refazer os cálculos sempre, a cada novo perĂodo. Quem nĂŁo fizer isso, certamente, terá problemas na apuração dos lucros, com volumes menores que os esperados. AtĂ© mesmo esperando lucros e tendo prejuĂzos.
Como calcular os custos?
· Despesas e custos ? Despesas sĂŁo os gastos administrativos, comerciais e financeiros da empresa como um todo. Custos sĂŁo os gastos utilizados diretamente no produto. As despesas sĂŁo variáveis quando variam com o volume de vendas, e os custos sĂŁo variáveis quando variam com o volume de produção (produtos ou serviços). Devemos, primeiro, levantar as despesas fixas da empresa, que sĂŁo: salários, aluguel, água, energia, telefone, seguros, segurança, honorários e outras, que possam ser apropriadas pela contabilidade como tais.
· Despesas fixas ? TĂŞm a caracterĂstica de serem periĂłdico-mensais, mas a sua melhor interpretação Ă© que as mesmas nĂŁo variam com o volume de vendas. Exemplo: no primeiro dia do mĂŞs, as despesas com aluguel eram de mil reais e, no Ăşltimo dia, depois de a empresa ter faturado todas as suas vendas, continuavam os mesmos mil reais. Quando a despesa se apresenta assim, dizemos que Ă© fixa, sendo geralmente expressa em valor.
· Despesas variáveis ? Sua caracterĂstica principal Ă© que variam com a evolução das vendas. Exemplo: os impostos. A cada venda, destina-se uma parte do valor para os impostos. Assim, percebemos que variam com a venda. SĂŁo variáveis, alĂ©m dos impostos, a comissĂŁo do vendedor e outros. Geralmente sĂŁo expressas em percentual.
· Custos fixos ? SĂŁo todos os fatos incorridos diretamente nos produtos ou serviços. Geralmente sĂŁo periĂłdicos. Exemplo: gasolina utilizada na lavagem das peças, Ăłleo lubrificante usado nos serviços, materiais de limpeza da oficina.
· Custos variáveis ? SĂŁo gastos incorridos diretamente nos prĂłprios produtos. Variam com o volume de itens produzidos ou serviços executados. Exemplo: as matĂ©rias-primas, como pistões e anĂ©is usados na retifica de um motor.