Campeã em vendas

As empresas campeãs em vendas são aquelas que capacitam todos a venderem, mesmo aqueles que não têm como meta principal vender. Os administradores de uma empresa de 15 anos no mercado chegaram à conclusão de que era necessário criar mecanismos de reflexão e motivação a todos os seus colaboradores, desde vendedores, auxiliares, entregadores, secretária, profissionais do setor técnico e administração. Enquanto eu fazia a palestra de conteúdo motivacional, todos interagiram e pareciam realmente uma equipe. No entanto, quando iniciei o conteúdo de vendas, a coisa mudou e a sensação era de que estávamos em eventos distintos com públicos diferentes. A pergunta é: o evento de vendas serve para quem?

Ainda existem empresas que acham que cada um deve fazer a sua parte. Concordo até certo ponto, cada um deve fazer sua parte e bem-feito. Porém, sabemos que o profissional de hoje deve saber de tudo. Se o setor de vendas deve conhecer a produção, qualidade, tendências, mercado, fornecedor e entregas, os outros setores também devem entender de vendas. As empresas que descobriram essa necessidade souberam conceituar bem o que é vender, agiram rapidamente e têm batido todas as metas. Exemplo: um atendente que aparentemente está na empresa somente para encaminhar o cliente para o setor que deseja, fará melhor o seu papel se entender todo o mecanismo da empresa. Seu papel principal não é vender, mas se ele encanta o cliente perguntando, orientando e cativando-o com a sua performance, com certeza vendeu a imagem da empresa. E isso não tem preço.

O funcionamento básico da empresa deverá ser de conhecimento de todos os profissionais que nela trabalham, mesmo que não tenham como meta principal vender, pois se o cliente perguntar, qualquer um saberá responder e quando for assunto técnico saberá para quem encaminhar o cliente. A seguir, um fato que exemplifica o que quero dizer: um caixa de uma loja conceituada, ao atender o cliente, fez seu papel muito bem. Sorriu, conversou com o cliente, quitou a parcela e despediu-se. Porém, antes de ir embora, o cliente perguntou sobre a promoção da semana e olha só o que ele respondeu: ?O senhor não me leve a mal, mas isso é com o departamento de vendas. O senhor pode falar com qualquer vendedor que ele lhe explicará. Sou apenas caixa?. O cliente pagou sua conta, foi embora e ficou por isso mesmo. Ao falar com o caixa, me disse que era orientação da gerência ? cada um na sua.

Lembre-se: as empresas verdadeiras campeãs em vendas são aquelas que capacitam todos a venderem.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima