CampeĆ£ em vendas

As empresas campeĆ£s em vendas sĆ£o aquelas que capacitam todos a venderem, mesmo aqueles que nĆ£o tĆŖm como meta principal vender. Os administradores de uma empresa de 15 anos no mercado chegaram Ć  conclusĆ£o de que era necessĆ”rio criar mecanismos de reflexĆ£o e motivaĆ§Ć£o a todos os seus colaboradores, desde vendedores, auxiliares, entregadores, secretĆ”ria, profissionais do setor tĆ©cnico e administraĆ§Ć£o. Enquanto eu fazia a palestra de conteĆŗdo motivacional, todos interagiram e pareciam realmente uma equipe. No entanto, quando iniciei o conteĆŗdo de vendas, a coisa mudou e a sensaĆ§Ć£o era de que estĆ”vamos em eventos distintos com pĆŗblicos diferentes. A pergunta Ć©: o evento de vendas serve para quem?

Ainda existem empresas que acham que cada um deve fazer a sua parte. Concordo atĆ© certo ponto, cada um deve fazer sua parte e bem-feito. PorĆ©m, sabemos que o profissional de hoje deve saber de tudo. Se o setor de vendas deve conhecer a produĆ§Ć£o, qualidade, tendĆŖncias, mercado, fornecedor e entregas, os outros setores tambĆ©m devem entender de vendas. As empresas que descobriram essa necessidade souberam conceituar bem o que Ć© vender, agiram rapidamente e tĆŖm batido todas as metas. Exemplo: um atendente que aparentemente estĆ” na empresa somente para encaminhar o cliente para o setor que deseja, farĆ” melhor o seu papel se entender todo o mecanismo da empresa. Seu papel principal nĆ£o Ć© vender, mas se ele encanta o cliente perguntando, orientando e cativando-o com a sua performance, com certeza vendeu a imagem da empresa. E isso nĆ£o tem preƧo.

O funcionamento bĆ”sico da empresa deverĆ” ser de conhecimento de todos os profissionais que nela trabalham, mesmo que nĆ£o tenham como meta principal vender, pois se o cliente perguntar, qualquer um saberĆ” responder e quando for assunto tĆ©cnico saberĆ” para quem encaminhar o cliente. A seguir, um fato que exemplifica o que quero dizer: um caixa de uma loja conceituada, ao atender o cliente, fez seu papel muito bem. Sorriu, conversou com o cliente, quitou a parcela e despediu-se. PorĆ©m, antes de ir embora, o cliente perguntou sobre a promoĆ§Ć£o da semana e olha sĆ³ o que ele respondeu: ?O senhor nĆ£o me leve a mal, mas isso Ć© com o departamento de vendas. O senhor pode falar com qualquer vendedor que ele lhe explicarĆ”. Sou apenas caixa?. O cliente pagou sua conta, foi embora e ficou por isso mesmo. Ao falar com o caixa, me disse que era orientaĆ§Ć£o da gerĆŖncia ? cada um na sua.

Lembre-se: as empresas verdadeiras campeĆ£s em vendas sĆ£o aquelas que capacitam todos a venderem.

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