Características dos grandes líderes

Confira quais são as características dos grandes líderes e descubra se você estará pronto para liderar em 2010

Um dos principais desejos de qualquer profissional que pensa em crescer dentro de uma empresa é se tornar líder. Mas qualquer pessoa está apta a conquistar essa oportunidade? Será que você tem condições de liderar uma equipe? Uma forma de obter as respostas para essas questões é analisar se você possui algumas das características dos grandes líderes. Confira, abaixo, quais são elas e descubra se estará pronto para liderar em 2010!

 

Grandes líderes não fazem as coisas sozinhos – Um líder reconhece as habilidades dos outros e lhes dá poder. Eles sabem que não podem fazer tudo sozinhos e que não deveriam nem tentar. Além disso, um grande líder nunca fica com todo o crédito. Pelo contrário, ele o repassa para quem realmente fez o trabalho.

 

Grandes líderes fazem amigos – As relações amigáveis dos grandes líderes vêm do respeito e da confiança que eles têm por seus subordinados. E isso não pode ser desenvolvido da noite para o dia. Deve ser cultivado com o tempo e deriva do respeito e preocupação sinceros pelos outros. Grandes líderes têm a habilidade de fazer pessoas de todos os níveis sentirem-se importantes.

 

Grandes líderes chamam para si as responsabilidades – Hap Arnold era o general comandante da Força Aérea Americana durante a Segunda Guerra Mundial. Em seu livro Army flyer, ele dá um exemplo de como esse ponto é importante. Arnold conta que, certo dia, um jovem major recebeu uma mensagem de seu superior: “Você bebeu demais no Clube dos Oficiais ontem à noite. Não deixe isso acontecer de novo”. O problema é que o jovem major nem estava no Clube dos Oficiais naquela noite. Para evitar atritos, ele decidiu não fazer nada. Alguns dias depois, ele recebeu uma outra mensagem: “Você bebeu demais novamente. Este é o seu último aviso!”. Preocupado e confuso, porque novamente não havia saído, ele foi falar com o comandante, que foi bem claro: “Major, você é responsável por todos em seu esquadrão. Você não estava se embebedando pessoalmente no Clube dos Oficiais, mas um dos membros de seu esquadrão estava, e você é o responsável!”.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima