Cartão próprio, a nova onda do varejo

Percebe-se claramente que os Empresários do Setor de Comercio Varejista estão ávidos a procura de solução, buscando expandir seus negócios com a implantação de um Cartão Próprio, um velho conhecido do Setor Financeiro chamado Private Label Percebe-se claramente que os Empresários do Setor de Comercio Varejista estão ávidos a procura de solução, buscando expandir seus negócios com a implantação de um Cartão Próprio, um velho conhecido do Setor Financeiro chamado Private Label.

Existem vários motivos para que empresas invistam neste tipo de Tecnologia. Dividindo as empresas em dois grupos distintos, Grandes e Pequenas, podemos relacionar estes motivos:

? Empresas Grandes:

– Como já é conhecido, a grande vantagem das pequenas empresas sobre as grandes, é o atendimento personalizado, conquistando o Consumidor. Com a implantação desta tecnologia, os Grandes conseguem quase personalizar este atendimento, comparando-se assim com os pequenos;

– Com margens de Lucro cada vez menores, conseqüência de um aumento muito grande de competitividade, o segredo é aumentar constantemente o seu volume, porém Pareto já nos orientou desde o século 17, que apenas 20 % dos Clientes do Varejo é que trazem lucro, o resto apenas geram movimento. Melhor que aumentar é identificar os Clientes que dão Lucro, fidelizando-os e evitando que estes possam ser conquistados pelos Concorrentes.

? Empresas Pequenas:

– A grande vantagem das Empresas Pequenas é o atendimento personalizado e a localização, sempre próxima do seu público alvo. Porém o crescimento se torna inevitável hoje, devido a competitividade gerada pela agressividade atual do mercado, os Grandes já não se satisfazem mais em atuar apenas nos grandes centros, hoje concorrem até com a quitanda, farmácia, padaria, etc. de Bairro ou do interior. Os Pequenos precisam crescer para garantirem a sua sobrevivência, para tanto também estão buscando Profissionalizar suas operações, inclusive no tocante a atendimento aos Clientes, e o Cartão próprio, sem dúvida, é um grande instrumento;

– A velha e boa ?Caderneta? esta ficando muito obsoleta e acaba por levar uma imagem de desatualização para os clientes, principalmente aqueles mais freqüentes, gerando insegurança sobre o futuro do negócio, acabando por estimular a estes buscarem os grupos maiores. Não me canso de falar que o Cartão Próprio (Private Label) nada mais é do que a ?Caderneta for Windows?.

Existem duas formas de se implantar um Cartão próprio:

Administrar e Processar seu Próprio Cartão, ou contratar uma Financeira, terceirizando totalmente esta operação. Como em tudo na vida, existem Custos e Benefícios para ambas as opções. Em uma análise superficial, relacionarei estes custos e benefícios de cada uma das opções:

– Administrar e Processar seu próprio Cartão:

? Custos:

– Como é o próprio Lojista que esta financiando as suas vendas, ele também será o responsável pela inadimplência que poderá ser criada.

– Implantar Tecnologia, montar Equipes, organizar o Operacional, criar instrumentos de proteção a fraudes e riscos, etc.

? Benefícios:

– Administrando e Processando o seu próprio Cartão, o Varejo poderá implantar procedimentos exclusivos, buscando sempre encantar os seus Clientes, além do fato de ser viável oferecer serviços diferenciados da concorrência;

– Um dos objetivos da implantação de um Cartão Próprio é aumentar o fluxo das Lojas, como o Comerciante é o único dono da Operação, poderá decidir, por exemplo, que os Clientes sempre pagarão as suas faturas nas Lojas;

– A maior fortuna que um processo deste traz é, sem dúvida, a geração de uma base de conhecimento dos Consumidores freqüentes: Quem são, O que Compram, Quando Compram, Quanto Compram, Onde Compram e Como Pagam. Quando se terceiriza esta operação, na verdade também esta se abrindo mão desta grande vantagem, pois quem fica com este conhecimento é a financeira.

– Contratar uma financeira para viabilizar o seu Cartão:

? Custos:

– Como a financeira vende apenas Dinheiro, e irá ganhar mais sempre que os Clientes pagarem atrasados, terá uma tendência muito grande a oferecer limites de crédito normalmente superiores aos oferecidos pelo Comerciante. Isto fará com que o Cliente acabe ficando impossibilitado de usar o seu cartão, pois estará bloqueado, fazendo com que ele acabe se dirigindo ao seu concorrente para poder viabilizar a Compra;

– As financeiras oferecem este produto a todo o mercado, porém a versatilidade que existe é muito pequena, pois ela tem os seus critérios que têm que ser cumpridos, e seus objetivos são bem diferentes dos do Comercio Varejista, fazendo com que a diferenciação entre concorrentes seja insignificante;

– A forma de Cobrança das Financeiras é através de uma Taxa de Administração, normalmente entre 2 e 5 por cento, que incide diretamente sobre o valor final do Ticket de Venda, que é composto por Impostos, Custo de toda a Logística, Compras, Lucro, etc. Esta taxa muitas vezes inviabiliza o negócio, pois com margens de lucro líquido cada vez mais apertadas, tirar estes por centos do Bruto, poderá significar o término do Lucro Final;

– O público alvo das financeiras normalmente é restrito a determinadas camadas sócio econômicas, acabando por não atender a clientes de baixa renda, que pode ser o foco do seu negócio;

– A financeira irá fazer com que os Clientes paguem as suas faturas nos Bancos, portanto não irá gerar fluxo em suas Lojas;

– A base de conhecimento de consumo dos Clientes acaba por ser de propriedade da Financeira, que poderá inclusive oferecer esta base como um Produto, fornecendo a quem se interessar, que pode ser até o seu principal concorrente.

– Benefícios:

– Como quem administra e processa o Cartão é a financeira, esta ficará também com total responsabilidade sobre a inadimplência que poderá existir;

– Em momentos de crise, épocas em que os recursos de capital ficam escassos, quem terceiriza seu cartão com uma financeira, não precisa limitar os financiamentos, pois esta sempre terá recurso financeiro para viabilizar a continuidade da Operação, este é seu negócio.

Analisando estas informações, verificamos que a decisão da forma como você irá implantar o seu Cartão, depende basicamente do seu objetivo final. Se o interesse é apenas gerar mais um meio de pagamento para os Clientes, a sua alternativa natural é terceirizar a operação, porém se o objetivo estiver relacionado a Fidelizar Clientes e se diferenciar da concorrência, sua única alternativa é Administrar e Processar seu Próprio Cartão.

Hoje existem algumas empresas que oferecem Soluções, onde já estão implementadas todas as tecnologias necessárias para que você possa administrar e Processar seu Próprio Cartão, inclusive aquelas relacionadas a diminuir o Risco de Perdas por inadimplência ou Fraudes, se isto não fosse possível, não existiriam financeiras. Portanto a sua decisão terá que ser exclusivamente estratégica.

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