Casamento: responsabilidade dividida!

Relembrem do tempo do namoro e de como vocês pareciam indispensáveis um ao outro. Essa necessidade permanece, só está adormecida. Casamento é parceria, cumplicidade. Quando troca alianças, o casal se compromete a caminhar unido, independente dos obstáculos do caminho.

Seria infantilidade dizer que o casamento é um mar de rosas. Como qualquer relacionamento, exige sacrifícios. Se, muitas vezes, já é difícil convivermos com os defeitos dos próprios irmãos, que foram criados junto de nós, como é, então, conviver e aceitar uma personalidade criada em outra família?

Mas é aí que está o desafio: aceitar e respeitar o outro, com seus defeitos e qualidades. Rever os próprios defeitos e incorporar pontos positivos da personalidade alheia.

Somos, de certa forma, responsáveis pela felicidade de quem nos cerca: pais, irmãos, filhos, marido. Mas não é preciso deixar de lado a busca pela própria felicidade em prol da dos outros. Nenhuma felicidade é inteira se for solitária. É nossa função estar ao lado do parceiro, incentivá-lo, mostrar-lhe o quanto é importante e o quanto desejamos sua presença e felicidade.

É comum, ao longo do casamento, um se acostumar e se acomodar com a presença do outro. Isso pode gerar uma espécie de ?embaçamento? da imagem do companheiro. Já não se percebe pequenas mudanças, os elogios se tornam escassos e os defeitos passam a ser mais evidentes e reforçados.

Pare e pense. Qual foi a última vez que você fez um elogio ao seu companheiro(a)? Do que você lembra mais, defeitos ou qualidades dele(a)? Se for a segunda opção, está na hora de repensar os caminhos do seu casamento.

Experimente fazer um elogio. Mas, por favor, seja sincero(a). Não vá dizer que ele ou ela está a cara daquele ator ou atriz bonitões. Faça um elogio simples. Diga o quanto ele(a) é especial. Lembre daquela qualidade quase esquecida e reforce-a.

Relembre do tempo do namoro e de como vocês pareciam indispensáveis um ao outro. Essa necessidade permanece, só está adormecida. Então, desperte seu amor e busque fazer do seu casamento, o alicerce do caminho a serem seguidos a dois. Quando seguimos bem acompanhados, os obstáculos a serem enfrentados se tornam mais leves.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima