Checklist do vendedor e do gerente

Confira se você e sua empresa estão tomando algumas medidas para vender mais aos seus clientes. Veja também as dicas exclusivas de Francisco Alvarez e Marcelo Pontes para investir no poder de compra de cada consumidor.

Checklist do vendedor

» Eu conheço o perfil dos clientes que compram comigo?
» Tenho conhecimento das características, vantagens e benefícios de todo o mix de produtos da empresa?
» Quando inicio o contato com o cliente, faço perguntas que auxiliam na elaboração da proposta?
» Ao negociar a venda, ofereço ao cliente opções de outros produtos melhores ou mais adequados às necessidades dele?
» Ao concluir a venda, abro possibilidades para novos contatos?
» Desde o último contato que tive com o cliente ele desenvolveu uma necessidade ou problema novo?

Checklist do gerente de vendas

» A empresa conhece o perfil de seus clientes?
» O mix de produtos está adequado às características e necessidades dos clientes?
» Existem canais de comunicação que interagem com o cliente para saber o que ele deseja? (internet, fale conosco, 0800 ou a tradicional caixinha de sugestões)
» A empresa tem o controle das interações, compras ou contatos mais recentes dos consumidores?
» O pessoal responsável pelo contato direto com o cliente, vendedores, atendentes ou operadores de telemarketing, recebem treinamento para fazer vendas adicionais, cruzadas ou o up selling?
» Esse mesmo pessoal conhece as características, vantagens e benefícios de todo o mix de produtos da empresa?

Na próxima semana, relembre as definições e saiba como aplicar cada um dos conceitos para aumentar a sua presença no bolso do cliente. Confira também as dicas de João Batista Vilhena (vice-presidente do Instituto MVC) e João Carlos Rego (conferencista e idealizador do Dia do Cliente).

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