Checklist para avaliar a gestão de pessoas feita na área comercial de sua empresa

  • Recrutamento e seleção;
  • Treinamento;
  • Comunicação;
  • Remuneração;
  • Indicadores de Performance;
  • Demissão.

Estas são as seis áreas da Gestão de Pessoas que guiam esta edição da VendaMais e os demais conteúdos do ciclo trimestral sobre o assunto.

No entanto, antes de avançarmos nos debates específicos sobre cada um desses pilares, é importante que você identifique os pontos fortes e fracos da sua empresa nessas frentes.

Preparamos um checklist para ajudá-lo nessa tarefa! Use-o como base para fazer uma autoavaliação que vai ajudá-lo a começar a desenvolver um plano de ação para terminar este trimestre com uma política de Gestão de Pessoas melhor estruturada.

Se preferir, você pode preencher o checklist digitalmente acessando bit.ly/gestao-pessoas-checklist. Ao optar por esse caminho, se desejar, você pode receber um feedback da equipe de consultores da VendaMais sobre suas respostas.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃOQUESTÕESSIMNÃO
Sua empresa tem a descrição de cada cargo da área comercial, com especificação de experiência, formação profissional e CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes)?
Existe um processo claro de recrutamento de profissionais de vendas, e ele é seguido em todas as contratações?
O processo de recrutamento está claro para os candidatos? Ou seja, eles sabem por quais etapas passarão, em quanto tempo terão uma resposta, o que é levado em conta para avaliar cada profissional?
Durante o recrutamento dos profissionais da área comercial, os candidatos são entrevistados por mais de uma pessoa?
Sua empresa possui políticas de contratação para evitar preconceitos contra minorias?
TREINAMENTOQUESTÕESSIMNÃO
Existe um treinamento comercial estruturado, e isso faz parte da rotina da empresa?
Sua empresa avalia e acompanha os resultados dos treinamentos realizados?
Existem procedimentos adequados para a integração e o treinamento de novos vendedores?
Os treinamentos são desenvolvidos levando em conta as informações coletadas nos feedbacks e nas avaliações de desempenho da equipe?
Se sim, você tem certeza de que os treinamentos estão abordando os temas certos e que realmente vão impactar nos resultados?
COMUNICAÇÃOQUESTÕESSIMNÃO
Sua empresa tem um modelo claro de feedback, e ele é seguido pelos líderes?
A empresa se comunica de maneira aberta e honesta com seus profissionais?
A missão, a visão e os valores da empresa estão claramente definidos, são comunicados com frequência e usados para reforçar a cultura e os diferenciais competitivos, auxiliando sempre na tomada de decisões importantes?
Os profissionais têm liberdade para discutir abertamente e decidir sobre qualquer assunto ligado à melhoria de desempenho da equipe e do departamento comercial?
Novas ideias e sugestões, dadas por qualquer profissional, são estimuladas, respeitadas, debatidas e colocadas em ação, sempre que possível?
REMUNERAÇÃOQUESTÕESSIMNÃO
O formato de remuneração direciona a equipe comercial para que atinja os objetivos da empresa?
Se a remuneração de sua equipe é feita por uma combinação de fixo + variável, os indicadores que baseiam o comissionamento dos profissionais que atingem as metas estão bem definidos e são conhecidos por todos?
A opinião da equipe é levada em conta na hora de pensar na política de incentivos não financeiros?
O sistema de remuneração da sua empresa pode ser considerado justo, competitivo e capaz de reter os melhores colaboradores em sua equipe e atrair profissionais de alta performance?
A remuneração da sua equipe é periodicamente revista e aprimorada?
INDICADORES DE PERFORMANCEQUESTÕESSIMNÃO
Existe um dashboard centralizado e estruturado com todas as informações necessárias para direcionar a área comercial?
Os líderes da equipe comercial possuem uma visão clara da performance de cada membro do time?
A evolução dos profissionais nos indicadores definidos como prioritários é constantemente monitorada?
Os profissionais sabem quais indicadores são contemplados em sua avaliação de performance?
Os indicadores que norteiam a avaliação de performance da equipe são revistos periodicamente e aprimorados?
DEMISSÃOQUESTÃOSIMNÃO
Existe um processo que antecede a demissão, e ele está claro para todos os profissionais da equipe?
Faz parte deste processo um feedback por parte do líder para garantir que o profissional conhece e entende as causas do desligamento?
Os profissionais demitidos passam por uma entrevista demissional, para que possam dar feedback sobre a empresa e também receber o feedback de seus gestores?
Os demais profissionais da equipe são comunicados de forma transparente sobre a demissão de um colega?
O processo de demissão é periodicamente revisto e aprimorado?

O ponto de partida está aí. Agora, é hora de olhar com mais atenção a cada um desses pontos, conhecer boas práticas e descobrir formas de aprimorar a Gestão de Pessoas da sua empresa!

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