Chega de picuinha: o casamento entre marketing & vendas

Eu não sou Santo Antônio ? o ?Santo Casamenteiro? ? mas proponho o casamento Marketing & Vendas. Afinal de contas, os dois estão no mesmo barco: conquistar e principalmente manter os bons Clientes Os ?acadêmicos? dividem as atividades de Marketing e de Vendas. O Marketing se concentra nas necessidades do Cliente. E Venda se preocupa com as necessidades da empresa. (Trocar produtos e serviços por dinheiro.).
Longe de mim querer comprar briga com os ?Doutores?. Mas não posso deixar de fazer uma ?provocação?: você acredita que, no mundo de hoje, ainda faz sentido a gente pensar em Marketing e Vendas como coisas diferentes?
Eu não sou Santo Antônio ? o ?Santo Casamenteiro? ? mas proponho o casamento Marketing & Vendas. Afinal de contas, os dois estão no mesmo barco: conquistar e principalmente manter os bons Clientes.
Para praticar a CLIENTALIDADE ? a capacidade de criar vínculos com Clientes ? é preciso que as duas áreas deixem de lado as picuinhas e os ressentimentos. Eu sei (sou de Marketing e convivo muito com o pessoal de vendas): a rixa existe.
O pessoal de Vendas acha que os ?marqueteiros? são um bando de ?almofadinhas folgados?. O Lourival, um grande vendedor que eu conheci, dizia: ?Esses caras de Marketing ficam lá na ´vida mansa?. Só no ar-condicionado, pensando em um monte de ´frescura`. Nunca viram um Cliente na vida e querem dizer que a gente deve fazer isso, deve fazer aquilo. Quero ver eles enfrentarem o Cliente lá no dia-a-dia, cara a cara?.
Já a tchurma de Marketing, muitas vezes, não tem lá muita simpatia pela Equipe de Vendas. Veja o que diz a Priscila, uma grande profissional de Marketing que eu conheço: ?Vendedor é tudo a mesma coisa. Não estão nem aí para nada. Só sabem reclamar e pedir para fazer anúncio na novela, botar o produto na Vera Fischer, etc. e tal. Só querem saber de dar desconto, prazo e tomar café com o Cliente?.
Gente boa, as duas posturas são preconceituosas. (?Me? desculpe, se eu fui muito direto.). Sugestão do Marcelão: você de Marketing e você de Vendas, devem conversar mais. Trocar mais idéias. Um departamento pode ir ?visitar? o outro. Que tal Vendas oferecer um Treinamento para o Marketing? (Ou pode ser o contrário também).
A briga entre ?marqueteiros? e ?vendedores? afasta o Cliente e prejudica a empresa. De novo: se quisermos ter CLIENTALIDADE ? vínculos fortes com o Cliente ? precisamos trabalhar juntos.
Ei, você de Marketing, para pensar: o vendedor é o grande ?embaixador? da empresa. As suas grandes estratégias e ?pirações? ? ou quem sabe o seu poderoso software de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) ? podem ir ?pro vinagre? sem o comprometimento da Equipe de Vendas. Para o ?Seu Zezinho?, um pequeno comerciante lá do interior do Piauí, a empresa é aquele vendedor (ou aquela vendedora) que vai lá conversar com ele de tempos em tempos.
E, para você de Vendas, eu também quero dizer uma coisa: as ?frescuras? do Marketing são para ajudar lhe ajudar. Elas lhe auxiliam a entender melhor o Cliente, a como você pode se envolver mais no negócio do Cliente, enfim, como oferecer um grande pacote de soluções para o Cliente.
Bom, gente boa, era essa conversa que eu gostaria de ter hoje com você. Eu aproveito para lhe convidar para ser o padrinho – ou a madrinha – do casamento entre Marketing & Vendas. Os dois ?pombinhos? não vêem a hora de ir para a lua-de-mel. Se você quiser esticar o papo, é só me escrever. Será um grande prazer trocar idéias com você. Grande e gordo abraço!!!

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