Chegou o dia da sua apresentação

Cuidados básicos fazem toda a diferença na comunicação entre você e o público da sua palestra. Fique atento aos detalhes Finalmente chegou o dia em que você fará uma apresentação sobre um importante projeto que demorou meses planejando. Estudou tudo sobre o assunto, virou praticamente um especialista na matéria, tem respostas para as principais dúvidas na ponta da língua, preparou com capricho uma apresentação com gráficos e até um filme curto para ajudar.

Naturalmente, o nervosismo toma conta. Os diretores e os principais gerentes estarão lá assistindo e interessados em saber sobre um projeto tão esperado. Você ensaiou com seus colegas, seus filhos e esposa ouviram-no pacientemente. Pronto! chegou a hora.

Algumas perguntas básicas antes de começar: quanto tempo de apresentação? Quantos slides você preparou?

Confira algumas dicas que podem ajudá-lo a tornar sua apresentação um sucesso.

» Saiba que não existe regra rígida quanto ao número de slides a serem usados durante uma apresentação. Entretanto, como recomendação, utilize um tempo médio de dois a três minutos para apresentar cada um. Assim, se sua apresentação terá 40 minutos, use 20 slides no máximo.

» Utilize com equilíbrio os efeitos de animação, pois algumas pessoas podem se sentir incomodadas com o excesso de movimentos e sons.

» Coloque no máximo sete palavras-chave por slide. Acima desse número as pessoas têm a tendência de esquecer ou desviar a atenção.

» Coloque gráficos e tabelas somente se forem imprescindíveis, e ainda assim com bastante cuidado. Muita informação num slide prejudica a leitura. Se for o caso, imprima a tabela ou o gráfico e distribua para acompanharem com você.

» Textos longos num slide são totalmente desaconselháveis. Use sempre palavras-chave.

» Cuidado com o excesso de cores e ilustrações. A importância não está em fazer uma apresentação maravilhosa, mas no recado que você dará. Os slides servem de apoio.

» Lembre-se de que sua apresentação tem de ser feita para a platéia e não para a tela. Posicione-se de modo que visualize todos os participantes e que eles possam ver a você e a tela.

» Verifique se a cor dos slides está compatível com a luminosidade da sala. Alguns projetores necessitam de pouca luminosidade, e isso pode atrapalhar ou cansar a platéia.

Tomados esses cuidados básicos, você fará uma excelente apresentação, e ao final só resta correr para o abraço.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima