Cinco dicas para medir resultado de promoções

Será que você tem acertado nas promoções de seu produto/serviço? Para não jogar dinheiro fora na próxima ação, aprenda algumas lições simples.

1 Peça uma ação: “Leve esse folheto à loja e receba um desconto extra.” “Anote o dia e a hora em que você ouviu esse comercial e ligue para o número abaixo, e receba…” Apesar de não serem infalíveis, colocar frases desse tipo em ações promocionais ajudam você a perceber, a grosso modo, quantas pessoas sua campanha está atingindo.   

2 Questionário: Aqui, deve-se tomar cuidado. Muitas pessoas não estão dispostas a preencher um longo questionário após uma compra. Por isso, mantenha-o curto: nome, telefone, endereço, uma pergunta do tipo “como você ficou sabendo de nossa loja/produto?” e só. Dados complementares podem ser conseguidos através de um futuro relacionamento com o cliente.    

3 Opções extraordinárias: Tenha um número de telefone ou endereço de internet que só aparece em determinada peça promocional ou um horário diferenciado de atendimento ao qual só comparecerão aqueles que foram atingidos pela sua promoção. Ao optar por essa ação, tome dois cuidados: prepare tudo com antecedência (linha de telefone, escala de funcionários, etc.), para que seus clientes não tenham uma desagradável surpresa; e não desative essas opções logo ao final da promoção ? o número de telefone especial pode ser a única maneira que o cliente conhece para contatar você. Uma variante dessa ação são aquelas campanhas que oferecem descontos para os consumidores que forem às compras de maneira insólita: de pijama, como recentemente fez um supermercado brasileiro, por exemplo.    

4 Telefone: Funciona principalmente em campanhas de marketing direto: telefone para um pequeno grupo de pessoas após sua campanha funcionando. Pergunte se elas receberam seu material ou viram seu outdoor, entre outros. A desvantagem é que você fica sabendo se o cliente viu ou não sua campanha… mas não se ele vai comprar algo por causa dela.    

5 Números: Medir o número de vendas ou consultas de clientes para descobrir o resultado de uma promoção é sempre questionável. Principalmente no caso de empresas novas que ainda não conhecem muito bem a sazonalidade de seu negócio. Por isso, calcule vários fatores:   
– O aumento de telefonemas ou visitas à lojas. Para isso, você vai precisar de um aparelho ou alguém fazendo essa contagem. Lembre-se que ela deve começar semanas antes e terminar semanas depois da promoção para ter alguma validade.  
 
– Marque os produtos anunciados na promoção. Quando alguém adquirir um deles, o vendedor deve perguntar algo como: “O senhor ficou sabendo da nossa promoção de lavagem grátis de carro pela propaganda do rádio?” e anotar cada resposta.

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