Cinco Faces de um Gênio

Para Annette, quando nos confrontamos com desafios no trabalho, costumamos nos apressar ou correr. ?Nos apressamos ? tentamos resolver o problema rapidamente, organizar uma sessão de brainstorming Segundo Annette Moser-Wellman, presidente da Firemark, Inc., empresa de consultoria que oferece workshops voltados ao pensamento empresarial criativo, com sede em Seattle, e autora do livro Cinco Faces de um Gênio (Editora Alegro), existe uma doença que acomete a maioria das corporações, que ela denomina ?Síndrome da Pressa e da Correria?.

Para Annette, quando nos confrontamos com desafios no trabalho, costumamos nos apressar ou correr. ?Nos apressamos ? tentamos resolver o problema rapidamente, organizar uma sessão de brainstorming; ou corremos ? delegando, de imediato, o problema a um colega, subordinado, consultor ou comitê?, diz a autora. Embora tentemos fazer a coisa certa, não prestamos atenção ao recurso mais importante de todos ? nossa imaginação?, completa.

A consultora vai além e afirma que dentre nós, poucos foram treinados para usar a imaginação, quando a maioria tropeça ao tentar descobrir como navegar no mar das idéias e apresentar soluções criativas. Como confessou um gerente: ?Não tenho a mínima idéia de como minha imaginação funciona?.

Ao tentar compreender sua própria imaginação para os negócios, Annette pesquisou e entrevistou 45 artistas e cientistas e 52 executivos. ?Descobri que as pessoas altamente criativas se dedicam às idéias. Elas não se apóiam somente em seu trabalho; elas dependem da disciplina?, afirma a autora.

Ao final desse trabalho, ela conseguiu identificar as cinco faces de um gênio, ou cinco aptidões mentais dominadas pelas maiores personalidades da História, que poderiam ser alinhadas conforme os estilos de pensamento a seguir:

1. O Visionário ?

Consegue criar imagens sem sua mente e essas imagens tornam-se propulsoras de idéias geniais.

2. O Observador ?

Capta detalhes do mundo que o circunda e os reúne para formar uma nova idéia.

3. O Alquimista ?

Reúne domínios separados ? diferentes idéias, disciplinas ou sistemas de pensamento ? e os conecta de um modo singular.

4. O Tolo ?

Celebra a fraqueza. Os tolos possuem três aptidões relacionadas: são insuperáveis na inversão, vêem sentido no absurdo e possuem uma perseverança sem limites.

5. O Sábio ?

Usa os poderes de simplificação como o principal meio de inspiração. Reduz o problema à essência.

Frase: ?Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros já foram? ? Alexander Graham Bell

Para Saber Mais: Cinco Faces de um Gênio ? Como descobrir e desenvolver a genialidade e a criatividade humana, de Annette Moser-Wellman (Editora Alegro).

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima