Cinco maneiras de não se conseguir uma promoção

Muitas pessoas vêem seu trabalho apenas assim, como ?trabalho?, onde trocam seu tempo e esforço por dinheiro, e não como uma ?posição?, uma plataforma, um trampolim para alcançar sucesso. Muitas também se queixam de não ter conseguido chegar aonde queriam, e culpam ?forças externas? de terem atrapalhado sua ascensão na carreira. Em alguns casos, pode ser verdade. Mas na maioria não é. Você sabe que um bom profissional depende fundamentalmente de um dia bem planejado e organizado. É preciso acima de tudo saber administrar bem o tempo. A administração do tempo é muito mais saber como investir seu tempo com sabedoria do que apenas saber como gastar seu tempo. Muitas pessoas não estão tendo o aproveitamento que gostariam do seu tempo porque não estão investindo-o de maneira correta. Porque elas vêem seu trabalho apenas assim, como ?trabalho?, onde trocam seu tempo e esforço por dinheiro, e não como uma ?posição?, uma plataforma, um trampolim para alcançar sucesso.

Muitas pessoas também se queixam de não ter conseguido chegar aonde queriam, e culpam ?forças externas? de terem atrapalhado sua ascensão na carreira. Em alguns casos, pode ser verdade. Mas na maioria não é. Muito do que não conseguimos realizar em nossas vidas tem como causa nossa maneira de ser, e aquilo que não fazemos. A administração do tempo, veja você, não é fazer rapidamente as coisas mesmo que sejam erradas. Isso apenas nos torna mais rápidos ? mas sem levar a parte alguma. Administração é fazer rapidamente as coisas certas. Vamos então às 5 maneiras de não se conseguir uma promoção:

1. Não faça um planejamento de seu dia. Vá para o trabalho sem nenhum plano em mente ? ?pessoas que não fazem planos falham, mas muitas que planejam falham também.? Responda a qualquer pessoa que pedir ajuda que quem falar mais alto vai conseguir sua atenção. Você trabalhará arduamente, mas não inteligentemente.

2. Faça o mínimo. Muitos ainda mantêm a atitude de ?não sou pago para isso.? Fazem apenas o que lhe pedem. Não sabem (ou têm preguiça de parar para pensar) o que podem fazer para qualificarem-se para um aumento de salário ou uma promoção. Se você quer crescer dentro de uma empresa, tem de fazer mais do que lhe pedem ? ou mais do que lhe pagam. Funciona como um fogão a lenha ? você tem primeiro que colocar a lenha, acender a chama, e esperar que o calor se irradie. Entendeu o recado?

3. Conte somente com o que sabe agora. Metade do que sabemos hoje não sabíamos a 15 anos atrás. O mundo, as empresas, nosso trabalho vêm mudando, estando nós prontos para isso ? ou não. Já está comprovado que daqui a 5 anos 60% de nós estaremos trabalhando em tipos de empregos que não existiam até então. Estatisticamente, se continuarmos a fazer o que fazemos agora, daqui a 5 anos a maioria de nós estará obsoleta ? vendo o mundo passar por nossa janela.

4. Anuncie aos quatro ventos suas reclamações. Todo trabalho tem sua parte desagradável ? sempre tem alguma coisa para se reclamar. O pagamento, as horas de trabalho, o local, as dificuldades, seu chefe, seus colegas, os clientes, etc.

Reclame, reclame, até ter certeza que todos conhecem seus descontentamentos. Sabe o que vai acontecer? Você e seus colegas ficarão tentando melhorar a situação, e ficarão longe do que realmente tem de ser feito. Você também estará demonstrando com tantas lamúrias aos seus empregadores que realmente não está muito interessado no trabalho. Eles então pensarão: ?será que ele (ou ela) permanecerá aqui por muito tempo?? E por que então darão a você mais dinheiro ou mais responsabilidades? Reclamando em demasia você estará passando uma imagem negativa para seus chefes, e com certeza eles se lembrarão disso na hora em que precisarem demitir alguém. 5. Não divida os créditos. Quando algo der certo, ponha seu nome no topo da lista de quem fez as coisas acontecerem. Não admita outras contribuições. E se algo der errado, ponha a culpa em outra pessoa. Alguém já disse: ?a vitória tem vários pais. Mas o fracasso é órfão.?

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima