1. Tenha certeza de ser compreendido
NĂŁo importa quĂŁo bom seja seu produto ou serviço, se ninguĂ©m entender a mensagem que vocĂȘ quer passar, sua publicidade estĂĄ destinada ao fracasso. E ser compreendido inclui texto e imagens. Antes de pensar em fazer um anĂșncio bonito e revolucionĂĄrio, pense em passar sua mensagem de maneira clara e direta.
2. Quanto mais curto, melhor
Os consumidores e prospects que lerem, naquela revista semanal de grande circulação, sua publicidade sobre seu novo e interessante produto ou serviço nĂŁo querem se perder entre interminĂĄveis vĂrgulas, adjetivos, substantivos e verbos, pois, ainda que eles passem sua mensagem de forma adequada para vocĂȘ, eles criam uma frase que se estende por linhas e linhas e tem o poder de alienar a jĂĄ escassa atenção dos leitores, que acabam, como se diz coloquialmente, perdendo o fio da meada. O que pode levar seu anĂșncio a ter um recall muito aquĂ©m do desejado por vocĂȘ e sua equipe ao desenvolverem tal ação mercadolĂłgica em mĂdia impressa que, convenhamos, estĂĄ muito cara para ser desperdiçada devido a um erro bĂĄsico e facilmente corrigĂvel na hora da redação. Ou seja, use frases curtas. Expresse uma idĂ©ia por frase. Simplifique. AlguĂ©m jĂĄ disse: entre duas palavras, escolha a mais simples. Entre duas palavras simples, escolha a mais curta.
3. E isso vale também para parågrafos
Quer saber um segredo dos grandes redatores publicitĂĄrios? Achei que vocĂȘ iria querer.
Simples. ParĂĄgrafos curtos adicionam dramaticidade ao texto. DĂŁo, por assim dizer, tempo para seu prospect respirar e organizar as idĂ©ias. Passam uma idĂ©ia saudĂĄvel de conversa Ăntima, de mesa de bar. Procure, entĂŁo, manter seus parĂĄgrafos curtos. AlĂ©m de tudo isso, graficamente, eles sĂŁo mais agradĂĄveis de se ler. NĂŁo concorda?
4. Simplifique
Escreva do jeito que vocĂȘ fala. Se vocĂȘ quiser enfeitar seu texto, deixe isso por conta das ilustraçÔes, nĂŁo de palavras. Seja simples e direto.
5. VocĂȘ tem a força
NĂŁo tenha medo de usar a palavra “vocĂȘ” em seus textos. E, se tiver que se referir Ă sua empresa, procure usar “eu”, em vez de “nĂłs”. Estes pronomes passam Ă sua redação um toque pessoal que as pessoas irĂŁo notar imediatamente.