Cinema, Imprensa, Música e até Gastronomia

Digestivo
Cultural.com
  Nossa primeira entrevista de 2002 é com Julio Daio Borges. Ele é editor e também idealizador do site Digestivo Cultural. Um site repleto de informações sobre diversos assuntos como Cinema, Imprensa, Música e até Gastronomia dentre outros. Ainda conta com informativos semanais realmente interessantes. Confira, tenho certeza que você irá gostar.

1.
Olá Julio, você poderia nos dar uma breve descrição do Digestivo Cultural?
O Digestivo Cultural é um site que traz informações e opiniões sobre arte e cultura. A idéia original era servir de guia (referência) para os lançamentos e eventos culturais, englobando os seguintes temas: Música, Literatura, Cinema, Gastronomia, Teatro, Televisão, Internet, Imprensa e Arte. Com a chegada dos Colunistas e dos Fóruns (de Leitores), no entanto, o Digestivo Cultural acabou tornando-se o site ideal para quem aprecia diferentes opiniões e também para quem gosta de discutir idéias.

2. Como surgiu a idéia de criar o Digestivo Cultural?
Eu já tinha tido outras experiências na Web e achava que faltava uma revista eletrônica voltada para arte e cultura que não fosse apenas informativa, mas que trouxesse opiniões. Baseando-se logicamente no dinamismo e na objetividade das iniciativas para Internet. No fundo, achava que os “cadernos culturais” dos grandes jornais estavam muito longe da realidade do dia-a-dia das pessoas.

3. Quais são os seus grandes diferenciais?
O Digestivo Cultural é provavelmente a única revista eletrônica de arte e cultura que tem atualização diária (de segunda a sexta-feira). Além disso, há muito espaço para a participação dos Leitores com publicações de respostas, comentários, artigos e té mesmo crônicas – quase tudo em tempo real. Fora isso, o site é quase 100% automático, o que reduz praticamente a zero os custos de manutenção.

4. Por que você escolheu especificamente esta área?
Porque eu sempre gostei muito de arte e cultura – e, por conseqüência, de jornalismo. E porque acreditava que os “inteligentes” estavam perdendo espaço na mídia. Foi a maneira que encontrei de mostrar que a minha geração tinha algo a dizer, e que era possível criar uma alternativa ao que está aí.

5. Há quanto tempo foi criado seu site?
O Digestivo Cultural tem 1 ano e 3 meses. Passou por muitas modificações desde que foi criado em setembro de 2000. No início, eram basicamente os meus boletins (os “Digestivos”). Depois, vieram as “Colunas” (quinzenais, em seguinda, semanais). Mais adiante, as “Sugestões” (de Leituras). E, ultimamente, os Foruns (de Leitores). Simplificando bastante, é isso.

6. Qual a média de acessos?
Nós estamos com 4 mil acessos (hits), 500 visitas e mil pageviews diários. Em 30 dias, isso dá, mais ou menos, 100 mil acessos (hits), mais de 10 mil visitantes únicos, e mais de 30 mil pageviews mensais.

7. Qual o perfil dos seus visitantes atuais?
São 55% homens e 45% mulheres. Em termos de faixa etária, 40% têm entre 20 e 30 anos, 25% têm entre 30 e 40 anos, 30% têm acima de 40 anos e o resto (5%) menos de 20 anos. Quanto à distribuição geográfica, 75% dos visitantes vêm do Brasil, 20% dos Estados Unidos e o resto (5%) dos demais países. Dentro do Brasil, 70% vêm de São Paulo e 30% dos demais estados.

8. Quem mais poderia se beneficiar usando seu serviço?
Acho que todas as pessoas que se interessam por cultura e que desejam expandir seus horizontes. Eu, por exemplo, que sou do site, estou sempre aprendendo alguma coisa nova com os Colunistas, com os Ilustradores e com os Leitores. É uma forma de complementar a nossa formação humanística (tão falha no Brasil), e de acompanhar o que está acontecendo de interessante no país e no mundo.

9. Como você está divulgando seu site?
Basicamente através da newsletter que, na verdade, foi a origem de tudo. Estamos com aproximadamente 10 mil assinantes. Todos os dias, aparece uma pessoa nova querendo receber nossos boletins, ou querendo indicar um amigo que poderia se interessar por eles.

10. Quais desses métodos estão dando maior retorno?
Como disse, a newsletter, que é um apelo irresistível para quem abre seu e-mail. (Experimente: mailto:[email protected])

11. Quais são seus planos de expansão/crescimento?
Começamos com as parcerias, no último trimestre de 2001, e existe ainda um longo caminho a ser trilhado. Por enquanto, estamos associados ao Submarino e à Gravadora Kuarup, que nos permitem comercializar CDs, livros e DVDs. Mais adiante, nosso objetivo é disponibilizar ingressos para Cinema, Teatro e Shows que possam interessar ao nosso público. Está prevista também a abertura de espaço para banners. No final, o que nós queremos é o que todo mundo quer: que o site seja auto-sustentável.

12. Quais são as formas de anunciar em seu site?
Como disse, estão sendo planejados espaços para banners.

13. Quais são seus maiores parceiros?
O Submarino, que é o maior varejista da Web, e a Kuarup Discos, que tem o mais respeitável catálogo de música brasileira hoje.

14. Que outras oportunidades de parceria existem?
Conforme já adiantei, pensamos em implementar a venda de ingressos para Cinema, Teatro e Shows. Sem falar na possível troca de banners, mais adiante.

15. Como você está financiando o seu negócio?
Por enquanto, com recursos próprios. Este mês, porém, já conto com a primeira comissão oriunda de vendas no Submarino e na Kuarup. Com a extensão das parcerias para outras seções do site, com a implementação dos banners, e com a busca de possíveis patrocinadores, vamos chegar lá.

16. Que conselhos você daria para alguém que vai montar um site na Internet?
Comece “pequeno” e vá crescendo devagar. O grande erro, a meu ver, na maior parte das iniciativas para Internet, é a estrutura superdimensionada antes mesmo do site ir ao ar. Outra coisa fundamental: a disposição para se adaptar aos anseios dos visitantes. Isso significa estar pronto para redesenhar o site do dia para a noite.

17. Que dicas você daria para alguém que já tem um site na Internet?
Procurar “automatizar” as tarefas ao máximo, diminuindo a parte “braçal” e “rotineira” do trabalho. Dar ênfase ao conteúdo, e fixar uma periodicidade que atraia os visitantes. Na Web, todos estão atrás de novidades.

18. Além do seu, quais são seus sites preferidos?
Jornal da Tarde: http://www.jt.estadao.com.br/
Google: http://www.google.com
CliqueMusic: http://www.cliquemusic.com.br
Nedstat: http://www.nedstat.com/
Locaweb: http://www.locaweb.com.br
WebInsider: http://www.webinsider.com.br
Submarino: http://www.submarino.com.br/
Kuarup Discos: http://www.kuarup.com.br
Valor Econômico: http://www.valoronline.com.br/valoreconomico/
Internet Movie Database: http://uk.imdb.com/
Millôr On Line: http://www.millor.com.br
Catarro Verde: http://www.catarro.blogspot.com/

19. Qual a melhor forma de entrar em contato com vocês?
Através dos seguintes e-mails: mailto:[email protected] ou mailto:[email protected]
E para receber a newsletter: mailto:[email protected]

A Entrevista VendaMais é a melhor forma de divulgar seu site entre possíveis clientes, visitantes, anunciantes e investidores. Não perca a chance de aparecer: para saber mais detalhes de como ser entrevistado, mande um e-mail para Renato Alves da Costa

Como participar da e-zine Entrevistas VM?
Para ser entrevistado, é muito simples. Basta responder as 20 perguntas que serão enviadas. A sua entrevista, além da e-zine, será exibida durante uma semana no site VendaMais (2.500 acessos diários únicos). Você poderá colocar um botão para o acesso direto dos interessados ao seu site. Haverá também uma chamada para a matéria na capa do site, que tem mais de 300.000 acessos mensais.


[Quer receber as Entrevistas VM diretamente em seu e-mail? Clique aqui e assine]

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima