Cliente Gordo

Não trabalhamos com seu manequim..” Você já teve de ouvir isso (com uma ponta ironia) um atendente loja roupas? Para pessoas obesas, corcundas, magras e altas, maiores ou menores do que a média, portadoras de deficiências ou de qualquer característica que as diferencie da média, comprar roupas muitas vezes deixa de ser um prazer para se tornar uma rotina de humilhação. Mais do que uma questão de respeito, manter uma atitude ética diante de clientes diferenciados é vital para a formação da imagem do estabelecimento e da marca. Ter ou não ter o produto adequado para aquela pessoa é menos importante do que manter o comportamento correto, agindo com naturalidade e encarando as diferenças exatamente como elas são: características físicas, desprovidas de qualquer outro significado.

Quando um cliente vai às compras, não pretende se expor a julgamentos. A opinião de quem atende será solicitada se e quando o cliente achar conveniente. Julgar os clientes com base em preconceitos pessoais e expressar isso de alguma forma, por mais “discreta” que seja, é grosseira falta de educação e profissionalismo.

Atendentes de algumas griffes famosas também, por vezes, tratam com certo desdém as pessoas que fogem ao padrão médio do usuário da marca – seja pela idade ou a forma de vestir. Longe de valorizar a marca, tal comportamento só desperta antipatia e rancor. A opinião do atendente é absolutamente irrelevante para a maioria dos clientes, portanto arvorar-se em juiz é pretensão tola.

É o cliente que escolhe a loja, embora muitos gerentes e atendentes pensem o contrário. É claro que todo estabelecimento comercial tem seu plano de marketing, definindo o segmento de mercado que pretende atrair. Mas daí a julgar pela aparência, agindo de maneira a excluir e impor humilhação às pessoas, a distância é enorme. Quando um estabelecimento comercial abre as portas, elas estão abertas para toda e qualquer pessoa e não temos o direito de decidir pelos clientes se eles devem entrar ou não. Atender bem a todos dará testemunho de nossa ética e boa educação.

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