Cliente x vendedores: Anime-se

Se fizermos uma simplória pesquisa no mercado, observaremos com facilidade que o que se realmente busca numa compra é a resolução de um problema. Se fizermos uma simplória pesquisa no mercado, observaremos com facilidade que o que se realmente busca numa compra é a resolução de um problema.

Ressalta-se que essa resolução buscada envolve todas as partes envolvidas, ou seja: fornecedor/ vendedor x consumidor/ cliente.

Bem, a princípio nada é mais lógico. A grande questão é que tanto uma parte como a outra estão envolvidas e totalmente norteadas por preocupações que em muito impedem a concretização dessa resolução ? a compra.

De um lado o cliente/consumidor se vê num emaranhado de opções (temos hoje: 26 marcas de automóveis; 300 marcas de tinta; 52 mil farmácias; 120 marcas de cerveja; 800 marcas de xampu; 750 marcas de refrigerantes; 579 shoppings; etc.), em que a concorrência está chegando ao cúmulo de atrapalhar o negócio, quando o contrário é que deveria estar acontecendo.

De outro lado está o fornecedor/vendedor apegado as preocupações de que a concorrência está aumentando, a crise está piorando, o governo não ajuda, o mercado está insuportável.

Acho que até aqui também nada é novidade. Dessa situação constatamos continuarem vivas as partes envolvidas e o mais importante: sedentas por vida e muita vida ainda por viver. Como ambas continuarão a viver, denota-se não haver qualquer possibilidade de ruptura desse casamento. E sendo assim, retomaremos a nossa conversa, agora diante de uma nova conjuntura.

Como, proporcionalmente falando, existem mais pretendentes para conquistar o cliente/consumidor do que para conquistar o fornecedor/vendedor, conclui-se ser deste o papel de caçador.

Ora, então mãos no cérebro e vamos à conquista, vendedores:

1° passo ? Lembram de como se age numa conquista amorosa? Pois é, esse é o sentimento que tem de invadir o seu coração para fazer de uma venda, uma eterna pós-venda ? marque o seu cliente (torne-se inesquecível).

2° passo ? Não esqueça: vivemos num mundo real, mas buscamos um mundo ideal. No primeiro tropeçamos, caímos, sangramos, sofremos, mas no segundo nos realizamos, concretizamos nossos sonhos, voamos alto e somos felizes. Qual dos dois é o melhor de lembrar? Não esqueça: somos exatamente como uma eterna briga entre dois cachorros. Um é chato, pessimista, brigão, peçonhento. O outro é feliz, risonho, otimista, da paz e grato. Essa briga é sempre ganha pelo cachorro que mais alimentarmos.

3° passo ? O seu foco é o foco do seu cliente e não ele. O melhor vendedor do mundo é o cliente satisfeito com a sua compra, a propaganda que ele faz a seu respeito é gratuita. Você não tem limite, fique novo de novo. Pergunte sempre no final de uma venda: ?Eu o atendi bem??, ?Eu consegui atendê-lo como o senhor esperava ser atendido por um grande vendedor??.

4° passo ? Não se vende mais produtos ou serviços ? se vende prazer pela compra. Ninguém vende sapatos: vende-se a forma pela qual andarei mais confortável; ninguém vende roupa: vende-se a forma pela qual ficarei mais bonito; ninguém vende cosméticos: vende-se a forma pela qual as mulheres serão mais desejadas e belas; ninguém vende mais apartamentos: vende-se a forma pela qual concretizarei o sonho da casa própria.

5° passo ? Não acreditem que dificuldades atrapalham. Acredite que elas são capazes de torná-los mais capazes, de fazê-los não errar novamente, de fazer melhor.

6° passo ? Lembrem-se: vocês já fizeram parte da maior concorrência da vida ? no óvulo de cada mãe só havia vaga para um espermatozóide e no meio de milhões você foi o escolhido, por isso você é o maior milagre da vida.

Não há dúvidas que se cada vendedor alçar esses seis passos, tendo autoconfiança e persistindo, deixará o medo e alcançará o sucesso.

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