Co-Marketing a alternativa que faltava para baratear investimentos

Muitas novas idéias circulam em sua mente. Realmente você está sentindo necessidade de realizar algumas novas campanhas promocionais. Tornar o seu negócio mais conhecido talvez. Mas, espere um pouco. Acha que suas propostas vão esbarrar no Departamento Financeiro? Isso não acontece só em sua empresa e, como a ordem é minimizar custos, a agência PontoDeCriação Marketing Promocional inventou de forma criativa o Co-Marketing, que permite a parceria entre clientes para a realização de ações promocionais. Nele, os interessados preenchem um cadastro, informando as características de sua empresa, idéias e planos que gostariam de colocar em prática, mas que, por questões de orçamento, ficam inviáveis.

Uma vez recebidas as informações, a agência identifica empresas que possam, de acordo com seus interesses, participar de uma mesma promoção. O lançamento da linha Rexona Gradual, da Elida Gibbs, é um exemplo. Avelino Querido, diretor da PontoDeCriação Marketing Cultural, conta que foi desenvolvida uma estratégia promocional para divulgar a um grande numero de consumidores o lançamento do novo desodorante da Elida Gibbs. A agência propôs para o cliente uma mecânica de premiação baseada em ?Adivinhar quantos desodorantes haviam dentro de um carro?. Aquele que acertasse o número, ganharia o carro.

Mas era preciso que este carro fosse itinerante durante 45 dias, e que a sua localização diária fosse divulgada por meio de uma rádio cujo target fosse público jovem. O carro seria transportado diariamente em cima de um reboque.

Além disso, seria necessária a utilização de dois micro-computadores para receber os palpites dos consumidores. A agência teria que desenvolver um software que controlaria os palpites dos consumidores e evitaria que o mesmo consumidor desse mais de um palpite. O software faria, na data da abertura do carro e respectiva contagem das embalagens, a revelação do ganhador, considerando em caso de empate o palpite com a data e a hora mais antiga.

?Quando apresentamos o planejamento para o cliente, ele adorou de imediato. Mas, quando apresentamos os custos, o budget (cálculo das despesas) que ele tinha era insuficiente?, afirma Avelino. Como a PontoDeCriação acreditava muito na ação proposta, lançaram mão, então, o co-marketing, pesquisando junto a vários clientes ?não conflitantes?, e assim conseguiram os parceiros dos quais necessitavam para realizar a promoção.

Na mídia, a parceria se deu com a Jovem Pan FM. Avelino explica que por gostarem do projeto e pela promoção ser relativamente longa – durou 45 dias – , eles fizeram um valor muito razoável pelo pacote de mídia, o qual incluía co-merciais, chamadas ao vivo dos locutores e cobertura do sorteio final. Também pôde estar presente em alguns dias fazendo ?Pedágios da Rádio?.

Com a Brabus Automóveis, concessionária Mitsubishi, que na época estava lançando a Pajero, conseguiram um grande desconto na aquisição do veículo em função de que as marcas Mitsubishi e Brabus estariam sendo veiculadas na mídia da promoção, e ainda o veículo estaria sendo exposto aos consumidores em vários pontos-de-venda.

A IBM, outra empresa que a PontoDeCriação negociou, emprestou os micros durante o período da promoção pelo mesmo motivo: os micros IBM estariam sendo mencionados pelos locutores da rádio nas chamadas diárias.

?O resultado da promoção foi um grande sucesso, pois estivemos presentes em 30 grandes supermercados da Grande São Paulo, recebemos 78 mil palpites de diferentes consumidores e distribuímos mais de 200 mil amostras do produto?, comemora Avelino.

Graças ao empenho da agência em realizar esses co-marketings, foi possível chegar à verba que o cliente tinha para realizar a ação. Os parceiros (Jovem Pan, Brabus e IBM) também ficaram satisfeitos, pois tiveram seus produtos em evidência, sem no entanto gastar muito de seus recursos. Como se vê, a parceria nas ações promocionais é uma alternativa viável para, por exemplo, empresas que dispõem de uma verba restrita para uma campanha.

Serviço:
PontoDeCriação —– Telefone: (0**11) 5505-4777

 

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