Combustível para o futuro

Voluntário forma empreendedores Profissional voluntário
Nome: Eliseu Próspero Borges
Formação: Administração, pós-graduação em marketing e MBA em gestão estratégica
Profissão: Assessor de vendas
Missão: ?Despertar o espírito empreendedor do jovem?
Combustível para o futuro

Enxergar jovens estudantes como futuros empreendedores de negócios é o principal objetivo de Eliseu Próspero Borges. Ele destina quatro horas de um dia da semana para transmitir a alunos do ensino médio sua experiência profissional como assessor de vendas da Gerdau Aços, em Curitiba, PR. Essa iniciativa faz parte do projeto que ele desenvolve desde 2004 para ensinar estudantes a serem donos do próprio negócio.

A visão empreendedora
Eliseu realiza o trabalho voluntário nas escolas em parceria com a ONG Junior Achievement ? presente em 112 países e tem como objetivo principal despertar nos jovens o espírito empreendedor, proporcionando-lhes uma visão clara do mundo dos negócios. No projeto denominado Miniempresa, os estudantes utilizam o método Aprender-fazendo. Cada participante se converte em um miniempresário e aprende a aplicar princípios básicos de administração, vendas, recursos humanos e finanças para criar uma empresa.

Para Eliseu, além de ver a vibração da turma quando um projeto é premiado por ter superado a expectativa, o que mais o motiva é perceber que uma semente de iniciativa foi plantada. ?Quando vejo a turma se mobilizando para criar o projeto e como fica empolgada com o resultado, sinto-me realizado. E é daí que tiro o combustível para trabalhar, ano após ano, com essa juventude. A energia deles me contagia?, relata.

Sobre o futuro, ele tem esperança de que o trabalho possa contribuir para o desenvolvimento do País através da educação e do despertar do espírito empreendedor nos jovens. ?O Brasil precisa de pessoas criativas e empreendedoras para crescer e se destacar cada vez mais no cenário internacional. Pretendo continuar convidando e trazendo mais colaboradores a esse projeto e atividade empresarial?, declara Eliseu, que finaliza com uma pequena frase para reflexão: ?A vida é um caminho, não um destino. E você é o arquiteto de seu caminho?.

Para saber mais
Visite o site: www.japr.org.br

Colaboração: Jonny Santos

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima