Descubra como fazer sua equipe alcançar excelentes resultados ?Ter algum acesso à alta gerência é fundamental à maneira como os empregados se sentem sobre sua organização e como eles se autovalorizam. Quando a equipe entende que aqueles que tomam as decisões são acessÃveis, ela sente que suas ideias e projetos valem mais, que tem mais voz e que o que cada um realiza realmente faz a diferença?
Darrell Mell
O BCD de um bom plano de incentivo
Sempre que fizer um plano de incentivo, teste-o com a sigla BCD. Ele é:
» Bom e bonito? Ou seja, atrai a atenção de sua equipe de vendas?
» Curto? Quanto antes seus vendedores puderem ser recompensados pelos seus esforços, melhor.
» Descomplicado? Seus profissionais de venda podem entender as regras facilmente ou elas dão margem a interpretações e reclamações futuras?
Comida
Algumas vantagens de usar alimentos como premiação de incentivos:
» Trazem boas memórias da infância, no caso de picolés e chocolates.
» Envolvem a famÃlia do vendedor, no caso de cestas de café-da-manhã.
» São uma experiência, por exemplo: um jantar para dois pago por sua empresa ou uma tarde em um pesque-pague para seus melhores vendedores.
» Estimulam hábitos saudáveis, no caso de distribuição de frutas e verduras com uma receita de preparo.
Aniversário
Uma empresa de seguros da Filadélfia, Estados Unidos, oferece a cada funcionário, em seu aniversário, um cartão com um vale-presente de aproximadamente R$50,00. O detalhe é que ele não pode usá-lo para si, e sim para presentear o colega que mais o ajudou naquele ano. Uma ótima forma de fortalecer grupos.
Escala
Em tempos difÃceis, algumas vezes, vale a pena estimular a procura e a fidelização de clientes que compram pouco. Certo, o volume de compra deles é menor, mas a negociação também tende a ser mais rápida e você não fica dependendo de poucos e grandes consumidores. Algumas dicas para incentivar a escala menor:
Estimule a prospecção e o fechamento de negócios com clientes menores ? Procure uma métrica que limite-os: tamanho da empresa, número de funcionários, faturamento ou, em caso B to C, localização geográfica ou faturamento. Premie quem encontrar e fidelizar consumidores assim.
Valorize o giro de vendas ? Ao fazer várias vendas pequenas por dia, o vendedor pode girar o estoque mais rapidamente, algo fundamental em tempos difÃceis. Elogie quem vende bastante ?picadinho? sem deixar de atender bem o cliente.