Cuidado para não convidar o cliente a uma ação rápida, obrigando-o a decidir sem antes conquistar sua atenção, desejo e interesse. É muito bom quando você chega em uma empresa e encontra um profissional educado, simpático e solÃcito para lhe atender. Ele pode estar muito bem vestido, com semblante agradável e um sorriso no rosto. Logo você percebe que se trata de alguém muito bem preparado e disposto a ajudá-lo.
Toda essa primeira impressão positiva pode ser prejudicada por duas palavras: ?Pois não??. E quanta gente diz isso! Não existe uma razão lógica para o ?pois não??. Além de ser um termo negativo, a frase não tem significado algum.
Já vi muitos casos cujos resultados não foram muito bons quando se usam frases negativas. O tradicional: ?Você não quer ver nada, não?? já foi comprovado como ineficaz. Podemos ter o mesmo efeito ruim com outras frases prontas. ?Posso Ajudar??, ?Você já foi atendido?? e ?Pode falar, tio!? também são terrÃveis.
Certa vez, passava em frente a uma loja e o proprietário, um velho conhecido, fez o convite: ?Vamos gastar hoje??. Essas abordagens, na grande maioria das vezes, trazem como reposta: ?Obrigado, só estou olhando?.
Por quê? A resposta é simples. O marketing fala da famosa AIDA, ou seja, chamar a atenção do cliente, despertar o interesse e em seguida o desejo para que a ação de compra seja realizada.
Quando se diz ao cliente ?pois não??, ?você quer ver alguma coisa?? ou quaisquer outras dessas tradicionais abordagens, é como se estivéssemos convidando o cliente a uma ação rápida, obrigando-o a decidir sem antes termos conquistado sua atenção, desejo e interesse. Nesse caso, o cliente irá certamente esquivar-se, caso ele ainda não esteja tão preparado para a compra. É tentar fechar a venda sem ao menos atendê-lo.
É claro que, em alguns casos, o ?pois não?? irá funcionar. Se o comprador já tiver decidido o que quer, já comparou preços e sabe das vantagens e benefÃcios do produto, possivelmente não se importará muito com o que for dito. Talvez não seja necessário dizer uma palavra sequer. Ele comprará assim mesmo. Mas, sabendo que nem sempre a situação é esta, o que dizer na abordagem? A resposta é simples: ?Bom dia!?, ?Boa tarde!?, ?Boa noite!?, ?Como vai?? e ?Seja bem-vindo?, além de serem muito mais simpáticos que qualquer outra forma de abordagem, aproximam as pessoas e são mais fraternais. É como se você dissesse: ?Eu não estou aqui obrigando você a comprar, mas para ajudá-lo?.
Estrategicamente, esse tipo de saudação também tem um papel muito importante. Serve como um breve ?raios x? do cliente. Dependendo da maneira que ele lhe responde o cumprimento (ou não responde), você consegue ter uma percepção inicial do comportamento do mesmo, como por exemplo, se ele está com pressa, se é simpático, se é sério.
É lógico que somente isso não vai determinar se a venda vai acontecer ou não. Mas certamente, observando esse detalhe, você terá bons resultados no seu atendimento.