Como abrir um negócio no varejo

Conheça o conjunto de ações que, implementadas de forma adequada ao público-alvo escolhido, aumentam de forma substancial a possibilidade de sucesso do negócio. De acordo com dados do SEBRAE, a taxa de mortalidade de micro e pequenas empresas no Brasil chega a 80%, e grande parte dessas empresas é do segmento varejista.

No varejo, esse número é assustador, principalmente no setor de shopping center, no qual presenciamos abertura e fechamento de lojas iniciantes nesses centros, que com tempo de vida extremamente curto queimam recursos acumulados ao longo dos anos, de pessoas que sempre sonharam em ter seu próprio negócio e, nesses casos, o sonho acaba virando pesadelo.

Na grande maioria dos casos, é possível perceber com antecedência que o novo negócio tem pouca chance de sobrevivência, por falta de definição de uma estratégia bem elaborada.

A estratégia de varejo fornece a direção necessária para os varejistas, para lidarem efetivamente com seus ambientes, clientes e concorrentes. Os passos a serem seguidos por quem deseja abrir um novo negócio no varejo são os seguintes:

    1. Escolha em que mercado-alvo deseja atuar, por exemplo, mercado de moda feminina.

    2. Escolha o público-alvo dentro do mercado escolhido, por exemplo, mulheres de 18 a 25 anos das classes A e B.

    3. Escolha o formato de varejo que pretende operar. O varejo normalmente tem dois formatos: margem baixa com alto giro ou margem alta com baixo giro.

    4. Identifique quem serão os seus principais concorrentes, no máximo, três ou quatro.

    5. Identifique os pontos fortes e os pontos fracos dos concorrentes escolhidos.

    6. Identifique em quais pontos você poderá ser melhor do que os concorrentes, o que chamamos de vantagens competitivas sustentáveis, ou seja, aquilo que eu tenho, meu concorrente não tem e vai demorar a ter.

É importante saber que somente uma boa estratégia não garante o sucesso de uma operação varejista. Mas é sem dúvida o princípio de tudo, pois a implementação da estratégia formulada é de vital importância. A escolha do ponto certo, do padrão visual adotado, do produto adequado ao público-alvo escolhido, da precificação aplicada, das ações de marketing escolhidas e da adoção do programa de excelência em atendimento e serviços implantados formam o conjunto de ações que, implementadas de forma adequada ao público-alvo escolhido, aumentam de forma substancial a possibilidade de sucesso do negócio.

E você que já é lojista, tem definida a estratégia do seu negócio? Se não tem, essa é uma excelente oportunidade de fazê-la, encontrando as respostas para as seis perguntas anteriormente formuladas você conhecerá melhor o ambiente em que atua e garantirá o sucesso da sua operação ao longo dos anos.

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