Como aproveitar melhor o seu carṭo de visitas РGV n. 261

Todas as semanas, após dar palestras pelo Brasil, chego em casa com uma montanha de cartões de visitas. Quando dá tempo, sempre escrevo atrás deles se aquele contato é um possível supervendedor para a revista VendaMais, se é um case de empreendedorismo, se queria informações de algum produto, etc.

 

Mas quando vem muita gente falar comigo, acabo pegando os cartões e, depois, é difícil lembrar quem era quem. Por isso, resolvi escrever este artigo como forma de ajudar os profissionais a usarem melhor seus cartões de visitas, pois eles podem, sim, fazer a diferença em suas vendas e em seu relacionamento com o mercado.

 

Dar seu cartão de visitas é como entrar num jogo. Você pode entregá-lo pessoalmente ou enviá-lo com uma carta. Se a pessoa que recebe o cartão guardá-lo ou mostrá-lo para outras pessoas, você ganha. Caso ele ou ela jogue fora o cartão assim que sair de perto, você perde. Aqui, estão algumas dicas do especialista Bob Popyk, da Creative Selling, para ajudá-lo a vencer esse jogo:

 

Coloque frases e citações em seus cartões

Uma das melhores maneiras de diferenciar seu cartão de visitas é colocando em um canto uma pequena flecha com um “vide verso”. Lá, você pode exibir algo especial, de interesse do seu prospect, como: um site na internet, o nome e telefone de outra pessoa interessante, uma dica pessoal qualquer, etc. Seja criativo! O importante é que seja algo do interesse do prospect.

 

Outra coisa que pode ser feita é, na hora de confeccionar novos cartões, simplesmente pedir para imprimir frases motivacionais no verso. Existem livros só disso e, se você ainda não o faz, com certeza muitos dos seus colegas em vendas colecionam frases e textos que podem ser usados. Você pode, até mesmo, utilizar suas próprias frases ou as de gente famosa. Citações inspiradoras são sempre populares. Aqui, estão dez ideias de Popyk para ajudá-lo a começar:

 

  1. “Sorte é quando a preparação encontra a oportunidade.”

Louis Pasteur

 

  1. “O sucesso geralmente acontece para as pessoas que estão ocupadas demais para procurar o sucesso.”

Henry David Thoreau

 

  1. “Não existem segredos para o sucesso, não perca seu tempo procurando-os. O sucesso é o resultado da perfeição, trabalho duro, aprender com o fracasso, lealdade àqueles a quem você serve e persistência.”

Gen. Colin Powell

 

  1. “Se você pode sonhar, pode fazer.”

Walt Disney

 

  1. “A vontade de vencer não é, nem de perto, tão importante quanto a de se preparar para vencer.”

Bobby Knight

 

  1. “A imaginação é tão importante quanto a educação.”

Albert Einstein

 

  1. “A qualidade não é um ato. É um hábito.”

Aristóteles

 

  1. “Palavras gentis são curtas e fáceis de dizer, mas seus ecos são verdadeiramente infinitos.”

Madre Teresa

 

  1. “Para conseguir a excelência, você tem de se importar mais do que os outros acham sábio, arriscar mais do que os outros imaginam seguro e sonhar mais do que os outros pensam ser prático.”

Anônimo

 

  1. “Quando você tenta alcançar as estrelas, talvez não consiga pegar uma, mas também não vai voltar com as mãos cheias de lama.”

Leo Burnett

 

Preste atenção no jeito com que você dá o cartão

Numa boa parte do tempo, você não vai estar frente a frente com a pessoa no momento em que ela receber o cartão. Às vezes, ele será enviado por meio de uma carta, com um catálogo ou algum pacote. Você quer causar a melhor impressão que puder, especialmente quando não está dando o cartão pessoalmente.

 

O profissionalismo sempre traz como consequência melhores preços para o que você faz ou vende. Se vai usar um clipe para juntar o cartão à carta, faça com que ele seja de primeira: de preferência pequeno e dourado. Ele pode custar um pouco mais, mas transmite uma sensação de qualidade muito melhor.

 

Além disso, se o seu cartão faz jogo com o papel de carta, você pode enviar um cartão com todas as cartas que mandar, não importando se o cliente já o tem. Mas, se o cartão é diferente do papel de carta, não o mande com a carta. Nesses casos, o melhor é enviá-lo com o fôlder ou panfleto.

 

Se você está enviando um pacote ou presente para o seu cliente, que tal colocar uma pequena caixa ou envelope dentro do pacote somente para seu cartão? Caso o que estiver enviando tenha algum valor, o seu cartão também tem de ser valorizado. Se você tem um cartão bonito e criativo, ele vai valer e impressionar muito mais se estiver em sua própria caixa.

 

Outra opção é pensar numa forma de incorporar seu cartão ao embrulho. Faça um furo num canto do cartão e o amarre ao pacote com uma fita colorida. Assim, ele não se perderá dentro do embrulho e, com certeza, receberá mais atenção do que de outras formas.

 

Use estrelas ou outros adesivos

Isso é tão fácil que você vai ficar pensando por que não fez antes. Compre uma caixa de pequenas estrelas douradas ou prateadas em qualquer papelaria. Cole uma estrela bem ao lado do seu nome no cartão. A pessoa que receber verá que você investiu um certo tempo naquele cartão que está lhe dando e que também tem orgulho do seu trabalho. Os cartões são feitos em série, todos iguais, por isso, qualquer coisa brilhante vai chamar atenção e diferenciar o seu.

 

A ideia não é fazer uma coisa espalhafatosa com os adesivos, mas sim individualizar seu cartão e torná-lo especial. Aliás, as opções com adesivos são quase infinitas: você pode colocar um sorriso, um personagem, a bandeira brasileira ou um símbolo – tudo depende do seu jeito e do perfil dos seus clientes. Use um pouco de imaginação, faça alguns testes e seu cartão certamente será bem diferente de todos os outros.

 

Lembre-se de não exagerar. Uma estrela ou um sorriso é inteligente. Encher o cartão de estrelas vai parecer que você tem 9 anos de idade. Seja criativo, mas sutil.

 

Use cartões como cupons

Se você trabalha num ramo de negócio em que é importante fazer com que as pessoas venham para sua loja ou escritório, pode pensar em confeccionar um cartão diferente: duplo, dobrado, com picote no meio, entre outros. Uma das metades é o cartão normal, a outra pode ser um desconto, um brinde, uma promoção, etc.

 

Por exemplo: Popyk recebeu recentemente um desses cartões num restaurante e a parte destacável dizia: “20% de desconto e uma garrafa de vinho na próxima vez que vier jantar acompanhado”. Obviamente, ele guardou aquele cartão e só lembrou que tinha o desconto depois de ter jantado lá mais quatro vezes!

 

Ao dar um cartão desses para alguém, mencione o cupom e diga que basta levá-lo à loja/escritório/restaurante, etc. Se o que estiver sendo oferecido for algo valioso, essa pessoa provavelmente ficará com o cartão até chegar a hora de usá-lo de novo ou, até mesmo, passará ele para alguém que possa utilizá-lo melhor.

                                                                                                                                           

Se você não gosta da ideia do picote, uma outra opção é trabalhar com adesivos. Eles podem variar dependendo do que você está querendo promover num dado período, por exemplo: “Sobremesa grátis quando trouxer este cartão” ou “Vinho grátis para casais”. Assim, você pode pedir para que sejam feitos vários adesivos e usá-los conforme quiser promover algo diferente. Picote ou adesivo não importa, a ideia é trazer as pessoas para dentro da sua empresa, fazendo os clientes atuais voltarem mais frequentemente ou convencê-los a tentar pela primeira vez.

 

Junte bilhetes de loteria ao seu cartão

Bill Evertz, um consultor financeiro de Nova Iorque, faz seus cartões exatamente do mesmo tamanho de um bilhete de loteria estadual. Ao entregá-los, ele coloca junto um bilhete de loteria. Aproveitando o fato, ele também escreve no verso do cartão o seguinte:

 

“Meu objetivo profissional este ano é ajudar meus clientes a atingirem a segurança financeira por meio da minha competência profissional e atenção pessoal. Espero poder ajudá-lo a alcançar os seus objetivos financeiros durante este ano e que o bilhete anexo seja o começo”.

 

Isso custa apenas um dólar, mas os resultados são muito maiores. Ele não apenas consegue mais clientes como já ocorreu de um prospect ganhar e lhe dar uma parte do prêmio. Enviar um bilhete de loteria com o seu cartão chama atenção das pessoas, mostra seu interesse e é bem divertido também – principalmente quando a pessoa ganha!

 

Crie um sorteio de cartões de visita

Você pode imprimir números sequenciais no verso do seu cartão, começando com mil e indo até onde quiser. Também dá para comprar um carimbo, mas isso não parece tão profissional. Depois, é só usar os números para atrair mais clientes.

 

Quando você entregar o cartão, diga à pessoa que todas as semanas sua empresa faz um sorteio e que, agora, ele/ela está concorrendo. Se o prêmio for bom, isso irá fazer com que muita gente vá até o seu estabelecimento ou, pelo menos, ligue para ver se ganhou alguma coisa.

 

O prêmio não precisa ser nada muito caro, pode ser um jantar, entradas para o teatro ou algo maior, como um computador ou aparelho de DVD. Também pode ser algo relacionado ao seu negócio, como um vale-compras, duas horas de consultoria, etc. A ideia é sempre a mesma: fazer com que as pessoas não joguem fora o seu cartão.

 

Seja criativo e saia da mesmice que existe hoje em dia nos cartões de visita – você vai descobrir uma mina de ouro.

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