Como aproveitar melhor seu cartão de visita

É possível aproveitar melhor o cartão de visita?

Todas as semanas, após dar palestras pelo Brasil, chego em casa com uma montanha de cartões de visita. Quando dá tempo, sempre escrevo atrás deles se aquele contato é um possível supervendedor para a revista VendaMais, se é um case de empreendedorismo, se queria informações de algum produto, etc.

 

Mas, quando vem muita gente falar comigo, acabo pegando os cartões e, depois, é difícil lembrar quem era quem. Por isso, resolvi escrever este artigo como forma de ajudar os profissionais a usarem melhor seus cartões de visita, pois eles podem sim fazer a diferença em suas vendas e em seu relacionamento com o mercado.

 

Dar seu cartão de visita é como entrar num jogo. Você pode entregá-lo pessoalmente ou enviá-lo com uma carta. Se a pessoa que recebe o cartão guardá-lo ou mostrá-lo para outras pessoas, você ganha. Caso ele ou ela jogue fora o cartão assim que sair de perto, você perde. Aqui estão algumas dicas do especialista Bob Popyk, da Creative Selling, para ajudá-lo a vencer esse jogo:

 

  • Coloque frases e citações em seus cartões – Uma das melhores maneiras de diferenciar seu cartão de visita é colocando em um canto uma pequena flecha com um “vide verso”. Lá, você pode exibir algo especial, de interesse do seu prospect, como: um site na internet, o nome e telefone de outra pessoa interessante, uma dica pessoal qualquer, etc. Seja criativo! O importante é que tem de ser algo do interesse do prospect.Você também pode imprimir frases motivacionais no verso. Citações inspiradoras são sempre populares.

 

  • Preste atenção no jeito com que você dá o cartão – Numa boa parte do tempo, você não vai estar frente a frente com a pessoa no momento em que ela receber o cartão. Às vezes, ele será enviado por meio de uma carta, com um catálogo ou algum pacote. Você quer causar a melhor impressão que puder, especialmente quando não está dando o cartão pessoalmente. Portanto, seja muito profissional. Se vai usar um clipe para juntar o cartão à carta, faça com que ele seja de primeira: de preferência pequeno e dourado. Ele pode custar um pouco mais, mas transmite uma sensação de qualidade muito melhor. Além disso, se o seu cartão faz jogo com o papel de carta, você pode enviar um cartão com todas as cartas que mandar, não importando se o cliente já o tem. Mas, se o cartão é diferente do papel de carta, não o mande junto. Nesses casos, o melhor é enviá-lo com o fôlder ou panfleto. Se você está enviando um pacote ou presente para o seu cliente, que tal colocar uma pequena caixa ou envelope dentro do pacote somente para o seu cartão? Caso o que estiver enviando tenha algum valor, o seu cartão também tem de ser valorizado. Se você tem um cartão bonito e criativo, ele vai valer e impressionar muito mais se estiver solto na caixa.

 

  • Use estrelas ou outros adesivos – Isso é tão fácil que você vai ficar pensando por que não fez antes. Compre adesivos de pequenas estrelas douradas e cole um bem ao lado do seu nome no cartão. A pessoa que receber verá que você investiu um certo tempo naquele cartão que está lhe dando e que também tem orgulho do seu trabalho. Os cartões são feitos em série, todos iguais, por isso, qualquer coisa brilhante vai chamar atenção e diferenciar o seu. A ideia não é fazer uma coisa espalhafatosa, mas sim individualizar seu cartão e torná-lo especial. Aliás, as opções com adesivos são quase infinitas: você pode colocar um sorriso, um personagem, a bandeira brasileira ou um símbolo – tudo depende do seu jeito e do perfil dos seus clientes. Use um pouco de imaginação, faça alguns testes e seu cartão certamente será bem diferente de todos os outros. Só lembre-se de não exagerar. Uma estrela ou um sorriso é inteligente. Encher o cartão de estrelas vai parecer que você tem 9 anos de idade. Seja criativo, mas sutil.

 

  • Use cartões como cupons – Se você trabalha num ramo de negócio em que é importante fazer com que as pessoas venham para sua loja ou escritório, pode pensar em confeccionar um cartão diferente: uma das metades é o cartão normal, a outra pode ser um desconto, um brinde, uma promoção, etc.Ao dar um cartão desses para alguém, mencione o cupom e diga que basta levá-lo à loja/escritório/restaurante, etc. Se o que estiver sendo oferecido for algo valioso, essa pessoa provavelmente ficará com o cartão até chegar a hora de usá-lo de novo ou, até mesmo, passará ele para alguém que possa utilizá-lo melhor.

           

  • Junte bilhetes de loteria ao seu cartão – Bill Evertz, um consultor financeiro de Nova Iorque, faz seus cartões exatamente do mesmo tamanho de um bilhete de loteria estadual. Ao entregá-los, ele coloca junto um bilhete de loteria verdadeiro. Aproveitando o fato, ele também escreve no verso do cartão o seguinte: “Meu objetivo profissional este ano é ajudar meus clientes a atingirem a segurança financeira por meio da minha competência profissional e atenção pessoal. Espero poder ajudá-lo durante este ano e que o bilhete anexo seja o começo”.Isso custa US$1, mas os resultados são muito maiores. Ele não apenas consegue mais clientes como já ocorreu de um prospect ganhar e lhe dar uma parte do prêmio. Enviar um bilhete de loteria com o seu cartão chama atenção das pessoas, mostra seu interesse e é bem divertido também – principalmente quando a pessoa ganha!

 

  • Crie um sorteio de cartões de visita – Você pode imprimir números sequenciais no verso do seu cartão, começando com mil e indo até onde quiser. Depois, é só usar os números para atrair mais clientes.Quando você entregar o cartão, diga à pessoa que todas as semanas sua empresa faz um sorteio e que, agora, ele/ela está concorrendo. Se o prêmio for bom, isso irá fazer com que muita gente vá até o seu estabelecimento ou, pelo menos, ligue para ver se ganhou alguma coisa. O prêmio não precisa ser nada muito caro, pode ser um jantar, entradas para o teatro ou algo maior, como um computador ou aparelho de DVD. Também pode ser algo relacionado ao seu negócio, como um vale-compras, duas horas de consultoria, etc. A ideia é sempre a mesma: fazer com que as pessoas não joguem fora o seu cartão.

 

Seja criativo e saia da mesmice que existe hoje em dia nos cartões de visita – você vai descobrir uma mina de ouro!

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