Como aumentar o engajamento da sua equipe de vendasVer Post

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Participe da Semana da Liderança e Gestão Comercial
É um evento gratuito, com uma videoaula por dia
Serão cinco dias, cinco temas – todos ligados aos principais desafios de um/a gestor/a comercial
Mais informações e inscrições: bit.ly/SemanaGestãoeLiderança
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Um bom líder não pode nunca responsabilizar a equipe pelo baixo engajamento e muito menos terceirizar essa responsabilidade. Pelo contrário: um bom líder é aquele que compartilha com a equipe as vitórias e conquistas, mas chama para si a responsabilidade quando algo não está bem.

Se o engajamento está baixo, com certeza o/a líder tem que parar de falar sobre isso como se fosse culpa da equipe e começar a entender que ELE/ELA é responsável por duas coisas:

1) Criar o ambiente que levou a isso.
2) Resolver a situação, direcionando para resultado muito mais positivo.

Ou seja: o engajamento da equipe passa necessariamente pelo líder. E se ele/ela não estiver disposto/a a revisar suas atitudes, vai continuar tendo os problemas que tem agora refletidos no engajamento.

Dizem que é sinal de loucura fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Aqui entre nós, burrice também poderia ser definida assim, certo?

Se quiser resultados diferentes e engajamento melhor, o/a líder precisa começar por SI MESMO/A.

Não adianta nada ter uma boa estratégia, transformar a estratégia em plano, ter indicadores para acompanhar, produtos/serviços para vender e até clientes querendo comprar se a equipe NÃO ESTIVER ENGAJADA.

Alguns chamam isso de motivação, outros de vestir a camisa, outros ainda de comprometimento.

A verdade é que engajamento faz uma diferença ENORME nos resultados e até no prazer de ir trabalhar. Quando todo mundo numa equipe está engajado, as faltas e reclamações diminuem, a energia e a disposição melhoram, os resultados são positivos e crescentes.

Então, quais são os fatores que ajudam a melhorar o engajamento da equipe?

Na pesquisa anual que faço, com frequência surgem quatro fatores preponderantes:

  1. Salário
  2. Possibilidades e sensação de crescimento pessoal e profissional
  3. Ambiente propício e senso de pertencimento
  4. Feedback e reconhecimento

Ao revisar estes quatro pontos (principalmente os três últimos – não financeiros) surgem naturalmente pontos de melhoria que todo gestor pode revisar na forma como vem liderando a equipe.

São coisas simples e práticas de fazer, mas que exigem um mindset de crescimento, uma abertura a mudanças e, principalmente, humildade para buscar a melhoria.

Vou falar sobre tudo isso na 1ª Semana de Liderança e Gestão Comercial. Essa questão do engajamento, inclusive, é o tema da segunda aula.

Serão cinco dias, cinco aulas 100% focadas em gestão e liderança de equipes comerciais de alta performance.

1º dia: Estratégia e Gestão
2º dia: Engajamento da equipe de vendas (comentando forte sobre a postura e influência do/a líder).
3º dia: Recrutamento e seleção (como aumentar sua probabilidade de acerto)
4º dia: Remuneração (maiores erros, fixo x comissão, desvios, alertas, o que funciona)
5º dia: Comunicação com a equipe (10 recados que todo líder deveria dar para sua equipe de vendas)

As inscrições são gratuitas e você pode saber mais aqui: bit.ly/SemanaGestãoeLiderança

Se você conhece algum/a gestor/a de vendas que também poderia se beneficiar de participar da semana, por favor indique para ele/a.

Lembrando que é 100% focado em alta performance para GESTORES e LÍDERES, ok?

Abraço, sucesso, boa semana,

Raul Candeloro
Diretor

P.S. Os líderes que se inscreverem antes e indicarem outros líderes para participar ganham pontos na comunidade que depois podem ser trocados por e-books, masterclass comigo e até desconto na inscrição do GEC. Vale a pena fazer sua inscrição hoje e já começar a participar: bit.ly/SemanaGestãoeLiderança

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