Como conquistar e manter clientes fiéis

A individualização do cliente é importante no processo de fidelização. Trate o seu cliente mostrando que ele é único e não apenas mais um no montante. Ter clientes satisfeitos é essencial em qualquer negócio bem-sucedido, mas isso não é suficiente. É preciso ter clientes satisfeitos, fiéis e multiplicadores, criando assim um vínculo sólido, duradouro e importantíssimo para a sustentação do negócio.

Mas como conquistar clientes fiéis? Esta é uma resposta muito simples quando temos um foco claro no cliente. Muitas empresas apostam na melhoria continuada do produto, outras optam em oferecer planos de desconto e programas de benefício com o intuito de reter sua carteira ativa e constante. Porém, nenhuma dessas ações é significativamente expressiva a longo prazo, pois a minoria delas tem foco nas necessidades reais do cliente e visam atender uma grande massa sem nenhuma diferenciação.

Então, para fidelizar é necessário compreender a individualidade de cada um dos clientes e, com base nessa definição, implantar sistemas personalizados; pois existem clientes que buscam descontos, outros que buscam qualidade, há aqueles que buscam rapidez e agilidade enquanto outros querem atenção pessoal e laços de amizade.

Fica claro, portanto, que ações generalizadas não são a melhor solução. É preciso ir além, surpreendendo seu cliente e oferecendo exatamente o que ele deseja.

Veja abaixo alguns itens em que devemos refletir:
&raquoColoque o seu foco totalmente no cliente, pois ele é a sua razão de existir.
&raquoA qualidade do produto ou serviço será sempre a base para o desenvolvimento da fidelidade, mas essa qualidade isolada não tem grande serventia. Por exemplo: o produto é muito bom, mas o atendimento é ruim e a entrega não é feita no prazo.
&raquoTenha claro quem é o seu cliente e o que ele deseja. Não crie produtos e estratégias com base naquilo que suponha que ele queira.
&raquoFidelização não é uma palavra restrita a gerentes e vendedores, pois é uma cultura que deve estar disseminada por toda a empresa.
&raquoÉ muito mais fácil e barato manter clientes do que conquistar novos.
&raquoColoque sempre a estratégia na frente da qualidade. Agregar qualidade a um produto ou serviço ruim é perda de tempo e dinheiro.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima