A individualizaĆ§Ć£o do cliente Ć© importante no processo de fidelizaĆ§Ć£o. Trate o seu cliente mostrando que ele Ć© Ćŗnico e nĆ£o apenas mais um no montante. Ter clientes satisfeitos Ć© essencial em qualquer negĆ³cio bem-sucedido, mas isso nĆ£o Ć© suficiente. Ć preciso ter clientes satisfeitos, fiĆ©is e multiplicadores, criando assim um vĆnculo sĆ³lido, duradouro e importantĆssimo para a sustentaĆ§Ć£o do negĆ³cio.
Mas como conquistar clientes fiĆ©is? Esta Ć© uma resposta muito simples quando temos um foco claro no cliente. Muitas empresas apostam na melhoria continuada do produto, outras optam em oferecer planos de desconto e programas de benefĆcio com o intuito de reter sua carteira ativa e constante. PorĆ©m, nenhuma dessas aƧƵes Ć© significativamente expressiva a longo prazo, pois a minoria delas tem foco nas necessidades reais do cliente e visam atender uma grande massa sem nenhuma diferenciaĆ§Ć£o.
EntĆ£o, para fidelizar Ć© necessĆ”rio compreender a individualidade de cada um dos clientes e, com base nessa definiĆ§Ć£o, implantar sistemas personalizados; pois existem clientes que buscam descontos, outros que buscam qualidade, hĆ” aqueles que buscam rapidez e agilidade enquanto outros querem atenĆ§Ć£o pessoal e laƧos de amizade.
Fica claro, portanto, que aƧƵes generalizadas nĆ£o sĆ£o a melhor soluĆ§Ć£o. Ć preciso ir alĆ©m, surpreendendo seu cliente e oferecendo exatamente o que ele deseja.
Veja abaixo alguns itens em que devemos refletir:
»Coloque o seu foco totalmente no cliente, pois ele Ć© a sua razĆ£o de existir.
»A qualidade do produto ou serviƧo serĆ” sempre a base para o desenvolvimento da fidelidade, mas essa qualidade isolada nĆ£o tem grande serventia. Por exemplo: o produto Ć© muito bom, mas o atendimento Ć© ruim e a entrega nĆ£o Ć© feita no prazo.
»Tenha claro quem Ć© o seu cliente e o que ele deseja. NĆ£o crie produtos e estratĆ©gias com base naquilo que suponha que ele queira.
»FidelizaĆ§Ć£o nĆ£o Ć© uma palavra restrita a gerentes e vendedores, pois Ć© uma cultura que deve estar disseminada por toda a empresa.
»Ć muito mais fĆ”cil e barato manter clientes do que conquistar novos.
»Coloque sempre a estratĆ©gia na frente da qualidade. Agregar qualidade a um produto ou serviƧo ruim Ć© perda de tempo e dinheiro.