Como conseguir mais testemunhais e depoimentos de clientes satisfeitos?

Tem coisa mais gostosa do que receber um elogio de um cliente satisfeito?

Isso é até mais forte do que bater a meta para muita gente na área comercial.

O que me leva a perguntar: quantos elogios, testemunhais ou depoimentos de clientes satisfeitos você recebe por semana ou mês?

Embora seja uma das melhores coisas que existem em Vendas, elogios e depoimentos de clientes são geralmente tratados de maneira receptiva/passiva pela maior parte de vendedores/as e das próprias empresas.

Esta semana meus alunos do PAV (Programa de Aceleração VM) estão com um novo desafio: aumentar o número de elogios, testemunhais e depoimentos de clientes satisfeitos.

Para isso você precisa:

  1. Determinar quantos elogios recebe exatamente por período (seja semanal, seja mensal).
  2. Determinar PORQUE exatamente recebe esses elogios.
  3. Fazer ações específicas para aumentar o número de elogios recebidos.

Na VM gostamos muito de uma ferramenta chamada NPS (Net Promoter Score), do Fred Reichheld, que é baseado no que ele chama da Pergunta Definitiva:

“De 0 a 10, qual a probabilidade de você nos indicar para um amigo ou colega?”.

3 níveis de respostas podem surgir:

1) Detratores: clientes que dão nota entre 0 e 6. São clientes insatisfeitos, que não vão dar um testemunhal positivo – pelo contrário, vão apresentar uma reclamação.

Aqui é importante perguntar o que aconteceu e procurar resolver, para melhorar essa nota.

Empresas mais evoluídas em relação a isso aproveitam para criar um relatório para análise interno, com outros departamentos da empresa, visando melhorias que previnam que isto ocorra novamente no futuro.

2) Neutros: clientes que dão notas entre 7 e 8. São clientes, como o nome já diz, neutros – não são leais e podem mudar rapidamente de fornecedor conforme apareçam oportunidades ou conveniências maiores.

Aqui o recomendado é perguntar: “O que mais poderíamos fazer ou oferecer para que você nos desse uma nota 10?”.

Empresas mais evoluídas em relação a isso, mais uma vez, aproveitam estas informações para criar o relatório interno com sugestões e ideias para possíveis melhorias/inovação (tanto de produtos/serviços quanto de processos internos).

3) Promotores: clientes que dão notas entre 9 e 10. São clientes bem satisfeitos e com alta probabilidade de lealdade, indicações (boca a boca) e testemunhais/depoimentos.

Para estes o recomendado é perguntar:

  • Motivos da recomendação (lembre que a pergunta feita inicialmente é ‘De 0 a 10, qual a probabilidade de nos indicar?’). Assim você tem certeza exatamente quais são os motivos da lealdade dos seus clientes, sem ficar só no achismo.
  • Pede indicação (se o/a cliente deu uma nota 9 ou 10 para a pergunta, altíssima chance de indicar um/a prospect agora ou no futuro – nunca perca a chance de pedir indicações!).
  • Pede um testemunhal ou depoimento. Basicamente, a formalização (por escrito, áudio ou vídeo) do elogio sendo feito.

Isso pode ser feito facilmente de maneira organizada – é só entender o processo e depois ter a disciplina na sua execução (por exemplo, reconhecendo sempre as oportunidades que naturalmente surgem, mas de forma profissional, elegante e organizada).

Esse é o desafio que estamos vendo esta semana com os alunos do PAV (Programa de Aceleração VM).

Gravei uma videoaula rápida resumindo tudo isso e postei no YouTube da VM, para quem me segue na e-zine ou nas mídias sociais posso entender melhor a ideia e o conceito.

Afinal de contas, quem não quer receber mais elogios?

Depoimentos e testemunhais de clientes satisfeitos são um exemplo claro de um dos gatilhos mentais mais fortes que existe, que é o da PROVA SOCIAL.

Você pode depois usar esses depoimentos de várias formas interessantes e lucrativas para:

  1. Prospectar novos clientes.
  2. Reativar clientes inativos.
  3. Vender produtos/serviços específicos dentro da sua base atual de clientes.
  4. Engajar e motivar a equipe (todo mundo adora elogios).
  5. Melhoria contínua de processos internos e posicionamento de mercado.

Para quem quer saber mais:

  • Mini-aula sobre elogios, testemunhais e depoimentos de clientes satisfeitos disponível no YouTube: https://youtu.be/2PEHs4ihoj8
  • Mais informações sobre o curso completo do Programa de Aceleração VM, uma mentoria minha com desafios semanais de vendas: https://pav.institutovendamais.com.br/
  • Se quiser treinar sua equipe de vendas (presencial ou online) em relação a este assunto de como conseguir mais elogios, testemunhais e depoimentos de clientes satisfeitos ou qualquer outro assunto de técnicas e gestão de vendas, entre em contato com [email protected] ou [email protected]

A VendaMais é a MAIOR e MELHOR empresa de treinamento de vendas no Brasil e vai ser um prazer trabalhar com vocês para organizarmos suas atividades comerciais, desenvolvermos a habilidade da liderança e da equipe de vendas e conseguir alta performance com resultados crescentes e sustentáveis.

Abraço, boa$ venda$ e que esta semana você receba muitos elogios de clientes satisfeitos!

Raul Candeloro
Diretor

P.S. Alunos meus que já assistiram o vídeo estão fazendo reuniões de treinamento em grupo, onde o assunto é debatido, é feito um brainstorm com ideias para conseguir mais testemunhais/depoimentos, votação das melhores ideias, plano de ação para colocar em prática e depois mini-campanha para ver quem consegue mais e melhores testemunhais e depoimentos. Experimente fazer e depois nos conte como foi: você e sua equipe de vendas ficarão muito felizes com os resultados! Quem não gosta de receber mais elogios?

Conteúdos Relacionados

7 campanhas que você pode criar agora mesmo para melhorar suas vendas e motivar a equipe comercial

Poucas coisas estimulam tanto a motivação, o engajamento e o aumento de vendas quanto uma campanha de vendas bem pensada, organizada e executada.

Já escrevi anteriormente sobre como organizar uma boa campanha, destacando 13 pontos que você deve considerar (o artigo está disponível aqui). Hoje, quero dar algumas sugestões para estimular sua equipe de vendas com iniciativas rápidas, simples e fáceis de serem implantadas.

Continuar lendo
Rolar para cima