Como delegar

No caso de você perceber que está acumulando muitas atividades, poderá lançar mão de uma ótima estratégia: a delegação.

O processo de delegação é muito confundido com repasse de responsabilidades para outras pessoas. Na realidade, é necessário estabelecer critérios e observar alguns cuidados ao delegar.

Alguns princípios básicos servem de elementos norteadores para a delegação, dentre eles:

  • Lembre-se: a responsabilidade final pelos resultados é sempre de quem delegou.
  • Verifique se a pessoa escolhida sabe fazer o que foi solicitado. Caso contrário, ela deverá ser orientada.
  • Profissionais motivados apresentam melhores resultados e maior comprometimento. Passe as tarefas em forma de metas-desafio. Estimule e qualifique o potencial da pessoa escolhida. Dê as informações e os instrumentos necessários para o bom desempenho.
  • Coloque-se à disposição para ajudar, caso seja necessário.
  • Avalie os resultados e dê feedback.
  • Mantenha sua equipe informada sobre o andamento das metas.

O trabalho em equipe é uma realidade hoje. A maximização do esforço coletivo dependerá da maneira como você forma sua imagem junto aos seus colaboradores. O grande desafio, o maior que se apresenta a todos nós, profissionais da era da qualidade, diz respeito a mudanças de atitude.

Raúl Candeloro Editor

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima