No caso de você perceber que está acumulando muitas atividades, poderá lançar mão de uma ótima estratégia: a delegação.
O processo de delegação é muito confundido com repasse de responsabilidades para outras pessoas. Na realidade, é necessário estabelecer critérios e observar alguns cuidados ao delegar.
Alguns princípios básicos servem de elementos norteadores para a delegação, dentre eles:
- Lembre-se: a responsabilidade final pelos resultados é sempre de quem delegou.
- Verifique se a pessoa escolhida sabe fazer o que foi solicitado. Caso contrário, ela deverá ser orientada.
- Profissionais motivados apresentam melhores resultados e maior comprometimento. Passe as tarefas em forma de metas-desafio. Estimule e qualifique o potencial da pessoa escolhida. Dê as informações e os instrumentos necessários para o bom desempenho.
- Coloque-se à disposição para ajudar, caso seja necessário.
- Avalie os resultados e dê feedback.
- Mantenha sua equipe informada sobre o andamento das metas.
O trabalho em equipe é uma realidade hoje. A maximização do esforço coletivo dependerá da maneira como você forma sua imagem junto aos seus colaboradores. O grande desafio, o maior que se apresenta a todos nós, profissionais da era da qualidade, diz respeito a mudanças de atitude.
Raúl Candeloro Editor