Como educar uma criança de quatro anos?

As crianças são uma dádiva divina e um enorme desafio. Meus filhos Igor e Erik, de três e um ano, são grandes oportunidades de aprendizado para mim. Se você também encontra paredes cobertas de rabiscos, ou chupetas dentro do vídeo, sabe do que estou falando. Se não, talvez diga: ?jamais terei filhos; é muito complicado?. Pelo contrário. Filhos descomplicam a vida, pois as lições são inúmeras As crianças são uma dádiva divina e um enorme desafio. Meus filhos Igor e Erik, de três e um ano, são grandes oportunidades de aprendizado para mim. Se você também encontra paredes cobertas de rabiscos, ou chupetas dentro do vídeo, sabe do que estou falando. Se não, talvez diga: ?jamais terei filhos; é muito complicado?. Pelo contrário. Filhos descomplicam a vida, pois as lições são inúmeras.

Os seres humanos são frágeis, e as crianças, mais ainda. Quanto mais carinho, compreensão, melhor. Quando negamos atenção a uma criança, ela em geral responde com birras e malcriações. Muitas vezes isso nos leva a castigar o pequeno ser, que tende a se revoltar ainda mais.

Para quebrar esse círculo, a compreensão precisa vir do adulto. Stephen Covey, em seu livro Os 7 Hábitos das Famílias Altamente Eficazes, nos oferece um resumo do que as crianças desejam:

?Cada vez que você é amável e gentil e me elogia, cada vez que tenta me entender e tem consideração comigo, asas começam a crescer em meu coração ? asas muito pequenas, fraquinhas; mesmo assim, são asas. Com sua sensibilidade e simpatia, seu poder de entendimento, eu posso vencer. Você pode soprar vida dentro de mim. Não será fácil para você. Um longo tempo de falta de confiança constrói paredes fortes. Mas o amor é mais forte que paredes, aí é que se encontra a minha esperança. Por favor, tente destruir essas paredes com mão firmes, mas gentis, pois uma criança é muito sensível, e eu sou uma criança?.

O cultivo da calma, da atenção, firmeza e carinho são fundamentais. Não é fácil, pois estamos rodeados de diversos tipos de pressões que nos levam à impaciência, incompreensão, omissão e rispidez.

Temos tempo para leitura, estudo, negócios e lazer. Temos também que encontrar um tempo de qualidade para nos entregarmos a essas deliciosas criaturas. Tenho certeza de que é o tempo mais bem aproveitado do mundo. Um tempo que jamais volta!

Ômar Souki é consultor e palestrante, autor de vários livros. Homepage: www.souki.com.br. E-mail: [email protected] Fone: (31) 3284-1848 Para Saber Mais: Extraído do livro Acredite! Você Tem o Poder!, de Ômar Souki (Souki House)

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima